Qual é a melhor Luva para Eletricista?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luva para Eletricista

O uso de luva para eletricista é fundamental para evitar acidentes que envolvem descargas elétricas. Tendo em vista que essa é uma função com uma série de riscos e usar todos os equipamentos necessários para se proteger é indispensável.

Uma vez que, os EPIs podem até mesmo salvar a vida do profissional, resta saber afinal qual é a melhor luva para eletricista? Nós vamos esclarecer a sua dúvida sobre modelos de luvas para eletricista a partir de agora.

Sobre o Risco Elétrico

Muitos eletricistas estão tão habituados com a rotina de trabalho, que já não se preocupam com o risco elétrico. E essa falta de cuidado no uso de luva para eletricista e demais EPIs, faz com que o profissional se exponha ao risco de sofrer um acidente que pode ser fatal.

É por isso que, todas as empresas que contratam eletricistas devem fornecer o Equipamento de Proteção Individual adequado, para que o colaborador possa se prevenir de risco elétrico. Além disso, fornecer treinamentos também é imprescindível.

Viabilizando maior segurança para a rotina de trabalho, para que o profissional possa desempenhar suas funções sem que uma descarga elétrica possa colocar sua vida em risco.

Afinal, até mesmo no dia a dia todas as pessoas podem sofrer risco elétrico ao conectarem um produto na tomada. Entretanto, o eletricista é um profissional que está exposto a condições mais extremas e que pode se envolver em acidentes fatais.

Qual a melhor Luva para Eletricista?

A melhor luva de segurança para eletricista, na realidade, não é o uso de uma luva só! O ideal é que o eletricista faça uso de luva isolante de borracha e por cima use a luva de couro.

A sobreposição tem como objetivo a integridade da luva isolante de borracha. Dessa forma, o profissional estará com as mãos devidamente isoladas em qualquer cenário.

Mesmo que venha a sofrer algum tipo de acidente durante o expediente que poderia rasgar a luva de borracha, com o uso da sobreposição o rasgo é evitado.

Afinal, não é raro ter que lidar com peças que podem arranhar e danificar a integridade da luva isolante. E quando a sobreposição é feita de forma adequada, o risco de danos nas luvas de borracha é diminuído.

Garantindo assim, que seja possível ter uma rotina de trabalho onde a segurança é levada à sério, para minimizar os riscos elétricos aos quais o profissional está exposto.

Outros modelos que podem ser usados são as luvas de proteção tipo condutiva, que é mais justa nas mãos e protegem mãos e punhos, possibilitando um uso facilitado no dia a dia por não incomodar na questão da mobilidade das mãos. Assim como, a luva de vaqueta, que oferece segurança mecânica para luvas do tipo condutiva.

Dessa forma, é possível recorrer ao uso da luva de proteção tipo condutiva com o uso em conjunto da luva de vaqueta, apostando na sobreposição com o intuito de proteger as mãos e punhos dos choques.

O uso de Luva Isolante de Borracha e de Proteção Condutiva

É importante saber que, as luvas isolantes de borracha e também de proteção condutiva são peças que podem rasgar durante o uso. Isso porque são materiais naturalmente mais frágeis que realmente são confeccionados com o objetivo isolante.

Portanto, o uso protege mãos e punhos evitando choques elétricos. Mas não é 100% eficiente quando não ocorre a sobreposição correta. Muitos profissionais evitam fazer o uso de duas luvas por não conseguirem atingir a mobilidade desejada com luvas sobrepostas.

Entretanto, a sobreposição tem como principal objetivo justamente garantir que a luva isolante não será rasgada ao longo do expediente. Afinal, o rasgo inviabiliza a capacidade de manter o isolamento nas mãos. E atuar com uma luva isolante rasgada confere a mesma segurança que não usar luva alguma!

Usando a luva condutiva, é possível ter um modelo mais justo nas mãos, aspecto que contribui para que a mobilidade seja favorecida. Portanto, o profissional deve observar qual é o tipo de luva que melhor protege no dia a dia, sem causar desconfortos.

Tendo como objetivo manter a rotina de trabalho com alta performance e rendimento, sem que abra mão de sua segurança para tal.

Luvas de Sobreposição não protegem contra o choque

É importante ressaltar que a luva sobreposta usada pelo eletricista tem como finalidade proteger a luva isolante de rasgos. 

Isso significa dizer que a luva de sobreposição é um cuidado importante para o isolamento das mãos por oferecer integridade para a luva que isola a mão do profissional.

Todavia, a luva de sobreposição não pode ser usada sozinha com o objetivo de proteger as mãos. Tendo em vista que, o material usado na fabricação da luva de vaqueta e na luva de couro não são suficientes para atingir o efeito isolante.

Portanto, é sempre importante ter clareza de tais informações para que se possa evitar acidentes ao garantir o uso correto das luvas de trabalho.

Afinal, até mesmo o melhor eletricista está constantemente exposto ao risco de sofrer um acidente durante o trabalho. Por isso mesmo, os EPIs devem ser usados durante todo o expediente. Com o objetivo de garantir que o profissional esteja mais protegido.

Saiba mais sobre a Luva para Eletricista

As luvas isolantes para eletricista são classificadas em 4 categorias, por diferentes cores que revelam o nível de proteção de cada uma.

A luva vermelha, por exemplo, é indicada para 1.000 V de tensão de uso, enquanto a verde é para 26.500 V de tensão de uso.

Portanto, a escolha do EPI deve ser pautada na dinâmica de trabalho de cada profissional, através do Programa de Gerenciamento de Riscos (o PGR). Assim, terá como objetivo que o profissional esteja protegido contra os riscos que realmente são parte de seu cotidiano.

Quando a tensão do equipamento de proteção não é um dado considerado, o risco continua existindo no cotidiano do trabalhador. Tendo em vista que, em caso de descarga elétrica, o profissional estará com as mãos protegidas para uma tensão muito inferior.

E com isso, a luva pode não suportar a descarga e sofrer uma perfuração que acaba expondo o profissional ao choque. Portanto, a tensão é um fator muito importante para ser considerado quando o eletricista adquire um EPI.

Conte com a Prometal EPIs

A Prometal EPIs oferece linha completa de equipamentos de proteção individual, para que os profissionais de diferentes áreas possam atuar com a máxima segurança.

Disponibilizamos os mais diversos tamanhos e tipos de luvas para atender as necessidades diárias dos eletricistas. Além disso, garantimos o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Garantindo que o profissional de sua equipe tenha total segurança na rotina de trabalho. Assim como, os profissionais liberais também podem adquirir equipamentos de proteção por conta própria para usar no dia a dia.

Tendo como principal objetivo que o cotidiano de trabalho seja seguro e eficiente. Afinal, a luva ideal permite mobilidade para suas mãos e eficiência na proteção. Para que tenha acesso a todos os modelos de luvas necessários para um cotidiano de trabalho eficiente, saudável e com riscos minimizados.

E em caso de dúvida sobre a classificação de luvas ou alguma dificuldade na compra, a equipe Prometal EPIs está sempre disponível para atender e esclarecer suas principais dúvidas.

Te ajudando a realizar uma compra assertiva que realmente contribui para a sua segurança e de sua equipe. Portanto, aproveite para adquirir a melhor luva para eletricista hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima