Blog   EPIs   22 de março de 2018

Protetor Auricular x Abafador de Ruídos: Qual é a melhor opção?

Tempo de Leitura: 4 minutos
protetor auricular

Quando falamos em proteção auditiva, logo já vem na mente dois EPIs: protetor auricular e abafador de ruído! Porém, é normal surgir algumas dúvidas sobre qual EPI irá atender melhor os requisitos de atenuação dos ruídos, não é mesmo? 

Neste artigo, vamos falar sobre a proteção auditiva, a atenuação dos ruídos e qual o tipo de equipamento de proteção individual utilizar.

Como avaliar o nível de exposição ao ruído?

Os ruídos estão em toda parte no nosso cotidiano, seja no trabalho, no lazer ou até mesmo no trajeto para algum destino. Para identificar o quanto o ruído impacta a vida do trabalhador, é necessário realizar uma avaliação quantitativa para verificar o nível de exposição que o colaborador está submetido enquanto realiza as tarefas profissionais.

A avaliação quantitativa é realizada através dos equipamentos de medição para avaliar os riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho. Neste caso, o ruído. O equipamento utilizado para avaliar o risco do ruído pode ser:  Decibelímetro e Dosímetro. O decibelímetro é utilizado para registrar os picos do ruído. Excelente para monitorar o ruído. Já o dosímetro é recomendado para qualificar e definir a dose de uma jornada inteira de trabalho, calculando a média de ruído correta.

Esses aparelhos são capazes de avaliar as condições ambientais da empresa para que seja possível apresentar as soluções e medidas de segurança do trabalho adequadas para garantir a proteção do trabalhador.

Se você tiver alguma dúvida, não deixe de conferir este artigo para compreender como monitorar o riscos ocupacionais e conhecer os equipamento de medição existentes no mercado.

Equipamento de Proteção Individual – EPI

Após a avaliação quantitativa, é hora de estabelecer as medidas de segurança. Devemos seguir o seguinte conceito para adotar as medidas de proteção, uma hierarquia das medidas de controle. Veja abaixo:

  • Medidas Administrativas
  • Medidas de proteção coletiva
  • Medidas de proteção individual

Podemos notar que o Equipamento de Proteção Individual (EPI) é a última opção de medida de proteção. Se nenhuma medida solucionar a exposição ao risco, devemos escolher o EPI mais adequado para o tipo de agente ambiental.

Bom, agora que já sabemos como identificar o risco, como avaliar e quando escolher o EPI…

Chegou a hora de falar sobre os EPIs da proteção auditiva!

Protetor Auricular x Abafador de Ruídos

EPI para a proteção auditiva

Como já falamos anteriormente, existem dois tipos de EPIs para a proteção auditiva: o protetor auricular e o abafador de ruído.

Porém, a grande dúvida é: Quando devemos utilizar o protetor auricular e o abafador de ruídos?

A resposta é: depende! Primeiramente, você precisa saber qual é atenuação do ruído para escolher o equipamento. Após, você vai perceber que vão existir as duas opções para proteger o trabalhador. Isto porque, existem diversas opções de protetores auriculares e os abafadores de ruídos com atenuação diferentes. E tudo vai depender do usuário!

Exemplo: Digamos que o Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho da sua empresa indicou a utilização de um EPI para proteção auditiva com atenuação 18dB. Na busca para comprar os EPIs corretos para a sua empresa, você encontra um protetor auricular e um abafador que atendem os requisitos para garantir a saúde e segurança do trabalho.

E aí você deve estar se perguntando. Mas, qual escolher?

Escolha o que mais se adapta ao trabalhador! Pois, ambos irão proteger o colaborador enquanto exerce as atividades profissionais.

O mais importante na escolha do Equipamento de Proteção Individual (EPI) para a proteção auditiva é a atenuação dos ruídos. Tanto o protetor auricular quanto o abafador de ruídos servem para atenuar os ruídos nas faixas Slow e Fast (NRRsf – Noise Reduction Ruid Slow and Fast). Veja mais neste artigo!

Qual a melhor opção de protetor auricular?

No mercado de EPIs, podemos encontrar diversas soluções para a proteção auditiva. Existem 3 tipos de protetor auricular:

  • Silicone ou plug
  • Espuma
  • Polímero

A melhor opção de protetor auricular é a que mais se adapta ao usuário, ou seja, basta você encontrar uma solução com a atenuação certa para a sua atividade e pode adquirir o EPI. Lembrando sempre de conferir a atenuação do protetor auricular ou abafador de ruído para garantir a eficácia do equipamento.

E claro, para saber qual é o EPI ideal, somente a avaliação de um profissional capacitado no ambiente de trabalho, riscos ambientais e os níveis de exposição.

Tipos abafadores de ruído

abafador ruído 18dB c-200
ABAFADOR DE RUÍDO

Caso você tenha alguma dúvida sobre o EPI, consulte o CA e verifique para quais os riscos que o equipamento de proteção garante a segurança.

É importante você conversar com o profissional da segurança do trabalho e o colaborador que irá utilizar o EPI para identificar qual equipamento se adapta melhor ao usuário. Lembrando que é fundamental o treinamento para a utilização correta dos EPIs, a conscientização de todos é o que fará a diferença na hora de promover a segurança do trabalho. Falar sobre proteção é também uma maneira de prevenção. Quanto mais informação, mais proteção!

Tá procurando por protetor auricular ou abafador de ruídos?

Conheça a linha completa de EPI para proteção auditiva!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.