Blog   NRs - Normas Regulamentadoras   08 de janeiro de 2018

NR 20: A segurança do trabalhador em Posto de Combustível

Tempo de Leitura: 3 minutos

nr 20 posto de combustível

 

Os postos de gasolina já faz parte do cotidiano das pessoas, seja para abastecer, tomar um cafezinho ou simplesmente dar uma pausa no dia a dia. Porém, você já parou para reparar na proteção dos trabalhadores nesses estabelecimentos? Primeiro de tudo, quero te perguntar. Você já ouvir falar da NR 20?

É sobre ela que vamos falar hoje. A importância da NR 20 para proteger o trabalhador

Seja no posto de gasolina ou nos postos de combustíveis o perigo e os riscos existentes são semelhantes. Identificar os riscos ambientais e adotar as medidas de segurança são fundamentais para proteger a integridade física e saúde dos colaboradores. Além disso, conhecer as normas de segurança podem fazer a diferença na hora de prevenir os acidentes de trabalho.

Por isso, se você tem dúvida de como proteger o trabalho neste ambiente, este post foi feito para você! Saiba mais sobre a NR 20 e os principais pontos que devemos ficar atentos para garantir a segurança do trabalho.

NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Trabalhar em postos de abastecimentos podem apresentar vários riscos para a saúde do trabalhador. Para prevenir acidentes neste ambiente, é imprescindível a utilização de EPIs e o fornecimento de informação sobre os riscos no trabalho diário.

A NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, surgiu para tratar das definições e aspectos de segurança, envolvendo atividades como:

  • Líquidos inflamáveis
  • Combustíveis;
  • Gás Liquefeito de Petróleo;
  • Outros gases inflamáveis.

Ela estabelece requisitos mínimos para a segurança e saúde no trabalho contra os fatores de riscos de acidentes nas atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

 Os riscos ambientais e o treinamento nos postos de combustíveis

A NR 20 faz uma análise de risco que facilita a identificação dos problemas. É dever do posto de combustível possuir documentação de classificação de instalação, dos equipamentos e da capacitação dos funcionários.  Além disso, os postos são obrigados a capacitar todos os seus funcionários com aulas teóricas e práticas.

Para o profissional garantir a proteção do seu dia a dia de trabalho é necessário a realização do curso de capacitação da NR 20. O curso tem como objetivo alertar e auxiliar o trabalhador sobre a toxidade dos combustíveis. Além de altamente inflamáveis, também causam danos à pele e problemas respiratórios. Assim, o frentista que recebe noções básicas sobre os produtos, tem mais chance de se proteger de acidentes e de intoxicação.

Os EPIs nos Postos de Combustíveis

Apesar de todas as normas e regras, é comum entrar num posto de combustível e não encontrar um frentista utilizando todos EPIs necessários. Porém, o uso de Equipamento de Proteção individual é essencial para a segurança do trabalhador com riscos químicos. Da mesma forma que praticar a segurança e informar o trabalhador sobre os riscos da atividades.

Certamente, você já foi em algum posto de combustível. Talvez, você observou a utilização dos EPIs ou a falta deles. Se você esta lendo este post até aqui, provavelmente, se preocupa com a segurança do trabalho e com a proteção dos profissionais. Acima de tudo, precisamos conscientizar o trabalhador e o empregador sobre a importância da utilização dos EPIs e do cumprimento das normas regulamentadoras. Devido aos riscos enfrentados durante a jornada de trabalho, os equipamentos de proteção são essenciais. Por isso, vamos listar os principais EPIs para utilizar nos postos de combustíveis são:

  • Óculos de segurança
  • Luvas de segurança
  • Calçados de segurança

Nós, do blog Pensou Proteção, acrescentamos mais itens nesta lista para garantir a proteção dos trabalhadores. Veja os EPIs para frentista!

A boa aplicação da NR 20 evita acidentes nos postos de combustíveis e garante a segurança e a saúde de todos.

Gostou? Você pode se interessar por este post: “Por que utilizar os EPIs em postos de gasolina?”

Registre-se
Notify of
guest
1 Comentário
Novos
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.