Blog   EPIs   25 de outubro de 2022

Por que utilizar a luva de proteção contra agentes térmicos? Conheça!

Tempo de Leitura: 5 minutos

 A luva de proteção contra agentes térmicos é essencial para a segurança do profissional em ambientes nos quais o profissional lida diretamente com itens aquecidos ou muito frios.

Os agentes térmicos podem desencadear queimaduras e uma série de outros acidentes importantes. Portanto, estar devidamente equipado para a rotina de trabalho é indispensável.

Possibilitando que o profissional tenha a máxima segurança em sua rotina laboral. Nós vamos te explicar mais sobre a importância da utilização de luva de proteção contra agentes térmicos e quando o equipamento é recomendado.

Entendendo o que são os agentes térmicos

Os agentes térmicos que exigem uso de equipamento de proteção individual (EPI) são calor e frio. Esses agentes geralmente estão relacionados ao trabalho com solda, frigoríficos e outras atividades cotidianas que desencadeiam contato direto com agentes térmicos.

Fazendo com que o profissional necessite utilizar luvas, botas, roupas adequadas e muitos outros EPIs de acordo com a função executada.

O objetivo é sempre proteger o profissional de queimaduras e acidentes. Tendo em vista que, tanto o calor excessivo quanto o ambiente muito frio são fatores de risco para a saúde de seu funcionário.

Portanto, é indispensável que o colaborador esteja devidamente protegido, especialmente em suas mãos que são extremidades do corpo. Consequentemente, estão mais suscetíveis ao contato direto com superfícies aquecidas ou resfriadas, podendo ocasionar queimaduras de diferentes tipos e danos.

As luvas de proteção garantem que as mãos não tenham contato direto com a temperatura, possibilitando evitar que o profissional sofra queimaduras ou outro tipo de acidente em sua pele.

Garantindo assim, um ambiente laboral mais saudável e com menos risco. Para que o profissional possa ter uma rotina de trabalho com eficiência e boa performance.

Luvas ideais para alta temperatura

A escolha de qual será a luva adequada para o cotidiano de trabalho em alta ou baixa temperatura, é preciso analisar os riscos ambientais.

Observando, por exemplo, qual a temperatura máxima da fonte de calor e a mínima temperatura em ambiente refrigerado, qual o nível de exposição do profissional e qual é o EPI adequado de acordo com a exposição.

Esses fatores possibilitam analisar qual é o EPI adequado para a rotina de trabalho, existem várias opções no mercado, entre elas:

1.      Luva de PVC

A luva de PVC é um modelo indicado para o trabalhador que está exposto a rotina em frigorífico, possibilitando a proteção das mãos em temperaturas de até -30°C.

Além de ser resistente ao frio, a luva é interessante por ser impermeável, evitando que substâncias geladas entrem em contato com a luva, umedeça a peça e proporcionem o congelamento das mãos.

As luvas de PVC costumam cobrir as mãos e os punhos, podendo ser usado em conjunto com outros EPIs de frio, para a máxima proteção do profissional.

Lembrando que mesmo sendo de PVC, para ser utilizada em baixa temperatura ela tem que possuir essa característica e aprovação no Certificado de Aprovação, de forma que comprove que aquele produto foi testado para tal finalidade.

2.  Luvas em fibra de Kevlar®

Bastante espesso, o Kevlar (aramida) ainda oferece sensibilidade tátil para profissionais que precisam proteger as mãos de altas temperaturas.

Alguns modelos são resistentes a temperaturas de até 500 °C, já os modelos que são recobertos de silicone suportam temperaturas de até 250 °C.

A utilização de luva em fibra de Kevlar® possibilita também a minimização de riscos relativos a cortes nas mãos. Viabilizando o uso eficiente em diferentes graus de exposição a riscos causados pela alta temperatura.

3.  Luva térmica em nylon

A luva térmica em nylon é mais uma opção para a rotina de trabalho em ambientes frios. Possibilitando que o profissional tenha eficiência em suas demandas ao usar um acessório que protege as mãos sem limitar a mobilidade.

Prática de usar e impermeável, a luva é adequada para a rotina em frigorífico, possibilitando que o profissional esteja protegido em baixas temperaturas.

4.  Luva em couro

As luvas de couro são interessantes como equipamento de proteção para o manuseio de peças que atingem alta temperatura.

A proteção térmica do couro é eficiente até 350°C, podendo ser usada em trabalhos de soldagem, por exemplo.

Outro fator interessante é que a luva oferece ótima resistência ao manusear agentes mecânicos. Por isso mesmo, é comum que o modelo seja utilizado em indústrias automotivas, navais e de outros nichos. Possibilitando proteção e eficiência no uso do EPI como parte do cotidiano da equipe.

5.      Luva de silicone para alta temperatura

As luvas de silicone para alta temperatura são impermeáveis, possibilitando que o profissional tenha riscos minimizados de contato com agentes nocivos para sua saúde.

Além disso, os modelos disponíveis no mercado também oferecem alta resistência em atividades que envolvam temperaturas até 500 °C.

Por isso, não é raro que as luvas de silicone estejam presentes em cozinhas industriais, panificadoras, lavanderias e refeitórios industriais. Proporcionando proteção para os profissionais que conseguem um manuseio eficiente de seus materiais de trabalho.

Com punho alongado e palma antiderrapante, as luvas oferecem proteção para mãos e antebraço, facilitando o manuseio dos itens comuns na rotina de trabalho.

O que possibilita eficiência na proteção das mãos do profissional e também a máxima praticidade na rotina de trabalho.

6.      Luva de fio thermastat

Produzida com fio de alta tecnologia focada em proteção térmica, o equipamento atende às exigências de segurança contra temperaturas de -30 a 100 °C.

O que faz com que o EPI seja ideal para ambientes que apresentam diferentes riscos, possibilitando que o profissional atue com destreza.

Impermeável a luva possibilita segurança também no desempenho de atividades que utilizam água e outros itens com potencial para molhar as mãos do profissional.

Como escolher a luva ideal para minha equipe?

É importante analisar quais são as demandas de seus profissionais no cotidiano, avaliando uma série de fatores como o risco de exposição de cada pessoa em sua equipe.

Os profissionais expostos ao frio possuem demandas diferentes daqueles que estão expostos ao calor excessivo.

Além disso, cada profissional desempenha uma função com um determinado grau de risco envolvido. Portanto, é indispensável adotar os cuidados necessários de forma individualizada.

Sempre com o objetivo de que todo profissional tenha acesso aos EPIs necessários de acordo com os riscos aos quais está exposto.

Consultar as normas regulamentadoras auxilia a tomar as melhores decisões na compra de EPIs para sua equipe.

Afinal, os profissionais expostos a agentes térmicos não necessitam apenas de luvas para a proteção. É fundamental comprar luvas de proteção contra agentes térmicos e os demais itens de proteção como roupas, botas, óculos e itens que cada profissional precisa.

Sempre considerando uma análise de custo benefício de cada peça, para manter a máxima durabilidade de cada EPI adquirido para seus profissionais.

Conte com a PROMETAL EPIs

Precisa de ajuda na compra de EPIs de sua equipe? Nossos profissionais são treinados e capacitados para esclarecer suas dúvidas e prestar a melhor orientação para sua compra.

Garantindo que as suas aquisições sejam eficientes, evitando riscos desnecessários para seus profissionais. Bem como, possibilitando que a equipe tenha EPIs de alta qualidade.

Na Prometal EPIs sua empresa encontra tudo que necessita para manter os profissionais resguardados.

Garantindo que possam ter uma rotina de trabalho com bom desempenho e eficiência, sem riscos que poderiam ser minimizados pelos equipamentos adequados.

Aproveite a comodidade de comprar todos os itens que necessita em um único lugar, para que possa receber os equipamentos de sua equipe e distribuir todos os itens necessários com eficiência e praticidade.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.