Blog   EPIs   23 de abril de 2021

O que é e para que serve o Óculos de Sobrepor?

Tempo de Leitura: 5 minutos

O Óculos de Sobrepor é um importante instrumento para os trabalhadores que utilizam óculos de grau e atuam em ambientes de risco, onde há a incidência de partículas volantes que possam atingir a região dos olhos.

É válido lembrar que todos os Equipamentos de Proteção Individual são de uso obrigatório pelo trabalhador e de fornecimento obrigatório pelo empregador. Isso deverá ser feito gratuitamente, garantindo que cada risco encontrado no ambiente tenha seus EPIs relacionados para a proteção do trabalhador.

Os Óculos de Proteção estão entre os equipamentos mais comuns de serem encontrados e também utilizados, pois são muitas as áreas onde há essa necessidade. São muitos os modelos disponíveis, para muitos tipos de risco. Dentre esses modelos está o Óculos de Sobrepor que veremos neste artigo.

A falta de responsabilidade quanto aos EPIs pode colocar os trabalhadores em risco, já que esta é a última das Medidas de Controle de Risco a serem tomadas. Por isso, neste momento, toda informação e conhecimento é essencial. 

Se você deseja saber mais sobre o Óculos de Sobrepor, bem como os demais óculos de proteção, fique ligado neste artigo! Iremos mostrar a você as principais informações sobre o assunto para que você possa compartilhar com sua equipe.

Óculos de Proteção: o que é e quais os principais modelos

Os Óculos de Proteção são EPIs produzidos especificamente para oferecer ao trabalhador a Proteção Ocular. É um produto essencial nas mais diversas atividades profissionais e, por isso, acaba sendo um dos EPIs mais utilizados no mundo todo.

O motivo é simples: os olhos são uma das partes do corpo mais sensíveis e importantes para o nosso dia a dia. Por este motivo, a proteção ocular é primordial, até mesmo para que o trabalhador possa desenvolver suas atividades com facilidade. 

Nós gostamos sempre de lembrar que os EPIs são a última das Medidas de Controle de Risco a serem tomadas e, por isso, são tão importantes. Somente serão empregados uma vez que todas as demais medidas já tiverem sido tomadas e, ainda assim, forem insuficientes para atenuação ou eliminação dos riscos.

Nestes casos, entram os EPIs como o óculos de proteção e o óculos de sobrepor, a fim de atenuar o impacto do risco, que não pôde ser eliminado, sobre o trabalhador. A não utilização do equipamento faz com que esse impacto não seja diminuído, ou seja, o trabalhador estará totalmente exposto e poderá sofrer as consequências.

Entre um óculos e outro, existem algumas características a serem observadas para uma boa escolha. Como por exemplo, o material das hastes e das lentes; a tonalidade e coloração das lentes; o tamanho da área de visão; entre outros.

Vamos ver um pouquinho mais sobre isso abaixo.

Como são produzidos os Óculos de Proteção?

Se tratando das hastes dos óculos de proteção, estas poderão ser ser fabricadas em alguns materiais distintos. São eles:

  • polietileno;
  • plástico; 
  • borracha;
  • neoprene;
  • nylon; ou
  • um conjunto de dois ou mais dos materiais acima.

As lentes dos óculos de proteção são geralmente fabricadas em policarbonato, já que este é um material resistente, leve e que oferece menos riscos. 

No Brasil ainda não existe uma norma específica para a Proteção Visual. Dessa forma, a responsabilidade é da Fundacentro para realizar todos os testes quanto às certificações de segurança dos equipamentos. 

A entidade utiliza como base os critérios técnicos de uma Norma Americana (AN), a ANSI Z87. Dentre os testes realizados, estão os que preveem a resistência contra: 

  • Impactos;
  • Perfurações;
  • Quebra;
  • Inflamabilidade; e 
  • Transmitância de luz. 

Confira alguns modelos de óculos de segurança abaixo, apenas para exemplificar:

No nosso canal do youtube, chamado Pensou Proteção, nós temos um vídeo bem explicativo com o nosso Promotor de Vendas, especialista em EPIs e Técnico de Segurança do Trabalho, André Britto, onde ele fala mais sobre este EPI.

Dê uma olhada:

E o Óculos de Sobrepor, o que é?

Assim como os óculos de segurança, os óculos de sobrepor também são fabricados em materiais muito resistentes para que possam oferecer proteção não só aos olhos do trabalhador, como para os óculos do mesmo. Assim, impedem que partículas volantes ou contaminantes atinjam essa região do rosto, podendo causar um acidente ou contaminação.

Mas então qual a diferença para os óculos de proteção comuns?

Como o próprio nome já diz, a principal diferença entre o Óculos de Sobrepor e os óculos de segurança comuns é que o primeiro serve para sobrepor um óculos de grau! Isso mesmo: quando o profissional deve fazer uso de óculos com graduação, ele não pode ficar sem os mesmos nunca, muito menos para desenvolver suas atividades profissionais.

Por isso, o óculos de sobrepor é utilizado para oferecer proteção quando o trabalhador estiver utilizando um óculos de grau. Ele pode ser encontrado com lentes incolores, ou nas mesmas tonalidades que os demais óculos de proteção. Também possuem um amplo campo de visão.

Além disso, se adequam perfeitamente ao rosto (ou devem se adequar) para que possam de fato amenizar a passagem de partículas ou substâncias volantes. A utilização deste equipamento será essencial não somente para a proteção, como também para a produtividade daquele trabalhador, que poderá desenvolver suas tarefas com segurança.

Como são os Óculos de Sobrepor?

Conforme já mencionamos, os óculos de sobrepor são produzidos em material super resistente e ao mesmo tempo confortáveis. Isso porque sua principal função é proteger os olhos do usuário do contato com partículas potencialmente nocivas.

É válido lembrar que, em muitas ocasiões, essas partículas podem ser rígidas e se o material de fabricação não oferecer resistência, o mesmo poderia se quebrar com o impacto. Por isso, procure produtos de marcas reconhecidas, que utilizam matéria prima de qualidade e eficiência.

Aqui na Prometal EPIs, você encontra diversos tipos de óculos de sobrepor, mas podemos dizer que na grande maioria, o principal material utilizado na fabricação é o policarbonato.  

Outro dado interessante é que mesmo sendo incolores, este modelo de EPI oferece também a proteção contra os raios UVA e UVB! Podendo, assim, serem utilizados sob forte incidência de iluminação ou raios solares. 

Quem deve utilizar os óculos de sobrepor?

São muitas as áreas profissionais que devem utilizar os óculos de sobrepor, já que ele oferece proteção para diversos tipos de partículas. No entanto, deve-se lembrar que eles serão utilizados sempre que um profissional utilizar óculos de grau comum e precisar da utilização de óculos de proteção para o trabalho.

Assim, este EPI pode ser utilizado por cima de qualquer óculos de grau, desde que encaixe perfeitamente no rosto. Essa adequação ao rosto deve ser observada com responsabilidade, pois é isso que garantirá a proteção.

Veja algumas profissões que devem utilizar o óculos de sobrepor quando necessário:

  • Dentistas;
  • Médicos;
  • Cirurgiões;
  • Trabalhadores que atuam com vidros;
  • Manuseio de peças de aço;
  • Trabalhos com madeira que podem soltar estilhaços;
  • Operadores de roçadeira;
  • Trabalhos com solda;
  • Entre outros.

Onde comprar Óculos de Sobrepor?

Se você está procurando óculos de sobrepor, chegou ao lugar certo! Aqui na Prometal EPIs você vai encontrar as melhores opções do mercado para a sua empresa, que vão muito além dos equipamentos de proteção individual.

Quer entender?

Simples! Nós gostamos de mencionar que não oferecemos somente EPIs, EPCs, Uniformes e Sinalização. Nós oferecemos uma verdadeira experiência, completa, em segurança do trabalho. 

Se você tiver uma dúvida ou precisar de uma orientação, nós temos uma equipe especializada para lhe atender. Além disso, temos como parceiros, as melhores marcas do mercado. O que nos possibilita oferecer a você sempre as melhores condições.

Por isso, se você estiver procurando Óculos de Proteção, Óculos de Sobrepor ou qualquer outro equipamento, sabe com quem contar!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.