Blog   EPIs   10 de maio de 2019

Luva descartável: Látex natural, Nitrílica ou Vinil

Tempo de Leitura: 4 minutos

luva descartável

A luva descartável é um dos EPIs mais comuns de se ver por aí, pois pode ser utilizada nas mais diversas atividades profissionais — desde a área de cosméticos, limpeza, até a área da saúde.

No mercado você irá encontrar modelos produzidos em látex natural, luva nitrílica ou de vinil e cada um dos modelos tem uma finalidade correta para que possa oferecer a proteção adequada para o trabalhador.

É importante que você saiba diferenciá-las entre si e também identificar qual modelo irá atender melhor a sua expectativa para uma determinada finalidade.

Por isso, temos certeza de que o artigo de hoje chegou em boa hora para você! Acompanhe!

Entendendo melhor o uso da Luva Descartável

Como dissemos, as luvas descartáveis são um dos equipamentos mais utilizados no Brasil inteiro. Você mesmo já deve ter utilizado alguma em determinado momento da sua vida.

Na área da saúde por exemplo, a luva descartável é muito utilizada pelos profissionais realizarem o manuseio de equipamentos e materiais que ofereçam qualquer tipo de risco — tanto para o profissional, quanto para o paciente.

Existem diversos tipos de luva descartável, mas as principais diferenças que você poderá encontrar são: o material em que são feitas, que pode ser de látex natural, Nitrilo ou vinil; e o tamanho da luva (que também envolve comprimento do punho, por exemplo).

No entanto, assim como elas possuem diferentes características, também possuem diferentes finalidades. Se você comprar uma luva descartável para um objetivo que não seja o mais adequado, aquele para qual ela foi projetada, então a segurança do profissional estará em risco.

A Luva Descartável é considerada EPI?

Caso você não seja da área da Segurança do Trabalho, é importante lembrarmos que, segundo o item 6.3 da NR 6 (legislação que regulamenta o uso do EPI) o empregador é obrigado a fornecer aos seus trabalhadores todos os EPIs adequados ao risco.

Como você pode ver abaixo:

6.3: A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

  1. a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  2. b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,
  3. c) para atender a situações de emergência.

Este é um dos principais motivos pelos quais é importante que você saiba se a Luva Descartável é considerada um EPI ou não.

Ainda segundo esta Norma Regulamentadora, EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

No entanto, não é só isso.

Para que o produto, no caso a Luva Descartável, seja considerado um Equipamento de Proteção Individual ele precisa, necessariamente, ter um Certificado de Aprovação.

Sendo assim, podemos confirmar que sim, a Luva Descartável é considerado um Equipamento de Proteção Individual pois atende a todos os requisitos para isso.

Portanto, é dever do empregador fornecer este material, quando houver necessidade, para seus colaboradores.

Látex natural, Nitrílica ou Vinil – como escolher?

Como você já sabe, cada tipo de luva descartável possui uma finalidade correta para a qual oferece extrema proteção. Por isso, é importante que você respeite essas finalidades para que o produto seja tão eficiente quanto você espera que ele seja.

Vamos conhecer abaixo as principais especificações sobre cada uma dessas luvas descartáveis:

Luva Descartável de Látex Natural

Esse é o tipo de luva descartável mais utilizado, mais fácil de ser encontrado e com o menor preço. São feitas de borracha natural e costumam ser de um investimento bem baixo para o comprador.

Por oferecerem uma excelente elasticidade que promovem a agilidade dos movimentos do profissional, costuma ser muito recomendada no processamento de alimentos como frutas e verduras, carnes, ou até mesmo em inspeções de qualidade por exemplo.

Também são essas as luvas utilizadas em serviços de limpeza leve, manicure e pedicure, profissionais que manipulam dinheiro diariamente, entre diversas outras áreas de atuação.

Você também pode encontrar a luva descartável de látex com ou sem talco, e esterilizada ou não.

Um ponto negativo dessa confecção é que algumas pessoas relatam alergia ao látex, o que acaba impedindo o uso, tendo que optar por outro material como o que você vai ver a seguir.

Luva Descartável Nitrílica

A Luva descartável Nitrílica é uma excelente opção para quem possui alergia ao látex, já que o material em que é confeccionada não possui a proteína natural que causa alergia, sendo assim uma Luva Hipoalergênica.

Além disso, são consideradas um dos tipos de luva descartável mais resistentes ao desgaste que temos no mercado atualmente, protegendo as mãos do trabalhador até mesmo de produtos corrosivos — diferentemente das luvas de látex.

Geralmente você encontra as Luvas Nitrílicas nas cores azul, roxo e branca.

Se formos comparar com as outras luvas descartáveis, este modelo é o que necessita de um maior investimento da parte do comprador, no entanto, se tratando da segurança do trabalhador, preço não é um ponto que deva ser levado em consideração.

Luva Descartável de Vinil

A Luva descartável de vinil, como o nome já diz, é produzida em resina vinílica (material sintético) e também é uma excelente alternativa para os trabalhadores que possuem alergia ao látex.

Muito utilizada para atividades com intensidade leve a mediana, geralmente em indústrias cosméticas; estéticas e alimentícias por exemplo.

São luvas mais resistentes do que as luvas descartáveis de látex tanto no quesito de proliferação de bactérias (por isso são muito utilizadas na indústria alimentícia) como quanto a pequenos rasgos e perfurações.

No entanto, as Luvas Nitrílicas ainda são as mais resistentes entre os três modelos de luva descartável.

Depois de usar, é só descartar!

Lembre-se de que as Luvas Descartáveis não devem, em hipótese alguma, serem reutilizadas pois não oferecerão mais a mesma proteção desejada.

É importante que o comprador respeite as finalidades de cada uma das luvas que vimos anteriormente e que o colaborador faça a sua parte utilizando-as com responsabilidade.

Aqui na Prometal EPIs você encontra todos os modelos que vimos neste artigo. Se você tiver alguma dúvida, é só chamar o nosso vendedor aqui no chat do canto direito da tela.

Por enquanto, continue a sua leitura com a NR 6 e o EPI para Portadores de Deficiência.

Grátis: baixe agora Medidor de Luvas: Descubra o tamanho correto do EPI!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.