Luva de Vinil: O que é, para que serve e onde comprar?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luva de Vinil

A Luva de Vinil é um dos tipos de luvas de segurança que existem no mercado. Um EPI muito utilizado para proteger as mãos de diversos profissionais das mais variadas áreas de atuação. 

De forma geral, os Equipamentos de Proteção Individual são muito importantes para implementar a Segurança do Trabalho em um ambiente de risco. Fazem parte das medidas de controle que servem para evitar muitos acidentes e doenças ocupacionais.

São regulamentados pela NR 6, que tem como objetivo orientar a todas as partes envolvidas sobre as boas práticas com os equipamentos. E isso vai desde as empresas fabricantes, até importadores, distribuidores e também os usuários dos produtos.

Por ser considerada um EPI, a Luva de Vinil se enquadra nesta regulamentação, já que possui todas as características para tal. Dessa forma, todas as empresas que necessitarem deste equipamento para proteger os trabalhadores, precisará seguir a norma. 

Se você tem dúvidas sobre o que é a Luva de Vinil, para que serve e onde encontrar, fique ligado neste artigo! Iremos falar mais detalhes sobre este produto tão importante para diversas profissões e o porquê dele ser muitas vezes o escolhido entre as luvas de segurança.

Boa leitura!

O que é a Luva de Vinil?

A Luva de Vinil é um tipo de luva de segurança utilizado por profissionais que buscam a proteção das mãos sem perder a habilidade tátil. É da modalidade Luva Descartável, ou seja, deve ser utilizada uma única vez e depois descartada.

Dentre os riscos aos quais oferece proteção, está a contaminação por germes e bactérias e o contato direto com substâncias químicas que podem ser nocivas à pele do trabalhador. Por isso, são indispensáveis em todas as atividades que envolvem esses tipos de agente.

É produzida em resina vinílica, e este é o principal diferencial entre as outras luvas descartáveis. Por ser hipoalergênica, este modelo é muito utilizado por pessoas que possuem sensibilidade ao látex, como é conhecida a borracha natural. 

Outro ponto interessante é que a Luva de Vinil é geralmente transparente, permitindo a visualização das mãos do trabalhador. Pode ser adquirida com ou sem o pó que vem dentro, para facilitar a colocação. 

Garantem boa sensibilidade tátil, mesmo sendo um modelo mais resistente a cortes e perfurações do que o látex. Como você pode ver, essa luva possui diversas características bem peculiares que deverão ser levadas em consideração no momento de compra.

Lembre-se que adquirir um EPI errado é colocar o trabalhador frente ao risco, e não é isso que você quer, certo? Por isso, levar em consideração estes fatores é fundamental. 

Para que serve a Luva de Vinil?

A Luva de Vinil serve para proteger as mãos do trabalhador contra o contato com substâncias químicas ou contaminantes como germes e bactérias. São bem mais resistentes à abrasão se comparada às de látex. Possuem uso descartável e muito importantes em diversas profissões.

Profissionais de salões de beleza e estéticas, área de gastronomia, farmácia e manipulação, serviços de limpeza, entre outros, estão na lista de usuários do equipamento. Lembrando que deve ser utilizado sempre que estiver durante as atividades.

Cada uma dessas profissões envolve riscos bem diferentes para as mãos do trabalhador e todos eles são protegidos através deste EPI. No entanto, é claro que, havendo a incidência de outros tipos de risco, mais graves, por exemplo, deverá ser observada a necessidade de um equipamento mais resistente.

Tudo irá depender da análise de riscos do ambiente de trabalho. Somente através dessa etapa será possível identificar quais agentes existem naquele ambiente ou atividade profissional, para que assim sejam determinados os EPIs necessários.

Sendo assim, quando forem constatados os riscos aos quais a luva oferece proteção, a mesma deverá ser fornecida pelo empregador de maneira gratuita.

Quem deve utilizar este tipo de luva?

Os profissionais que geralmente utilizam a Luva de Vinil são:

  • Cabeleireiros;
  • Esteticistas;
  • Profissionais da área de limpeza;
  • Profissionais da área da saúde;
  • Chefs de Cozinha;
  • Confeiteiros;
  • Dentistas;
  • Entre outros.

As profissões variam muito, pois as Luvas Descartáveis são úteis em muitas ocasiões. Principalmente naquelas em que há a necessidade de uma higienização mais profunda e por isso as luvas de utilização única acabam sendo recomendadas.

Porém, a necessidade da Luva de Vinil não deve ser verificada apenas pelo tipo de profissão mas, sim, pelos tipos de risco encontrados no ambiente de trabalho. Geralmente as Luvas Descartáveis aparecem sempre que há a incidência de germes, bactérias ou substâncias químicas, por exemplo.

No entanto, outro ponto interessante é que na atividade gastronômica, por exemplo, as luvas oferecem proteção não somente ao trabalhador, como ao alimento a ser manipulado. Então ela acaba sendo necessária para ambas as formas.

Nessas situações, será constatada a necessidade de uma luva de segurança descartável. 

E as outras Luvas Descartáveis?

Sendo constatada a necessidade de uma luva descartável, o cliente terá três opções disponíveis: 

  1. A Luva de Vinil;
  2. Luva Descartável de Látex (borracha natural); ou
  3. A Luva Nitrílica.

A Nitrílica é considerada a mais resistente, mas também a que necessita de um investimento maior. As Luvas de Látex são as mais em conta, no entanto, algumas pessoas apresentam sensibilidade ou até mesmo alergias para tal. 

A Luva de Vinil é muito resistente tanto a pequenos cortes quanto à proliferação de bactérias e, quanto ao preço de mercado, possui um excelente custo benefício em comparação às demais opções. 

A Luva de Vinil é Obrigatória? Por quê?

A Luva de Vinil se torna obrigatória sempre que forem constatados os riscos aos quais a mesma oferece proteção. Ou seja, germes, bactérias, substâncias químicas, entre outros. Isso porque este produto é considerado um EPI, e os EPIs são obrigatórios.

Segundo a NR 6, norma responsável pela regulamentação dos EPIs, é dever do empregador fornecer todos os equipamentos adequados aos riscos ao trabalhador. E isso deverá ser feito de maneira gratuita, sem cobrar valor adicional pelo produto.

Além disso, também deverá exigir seu uso; fornecer toda orientação e treinamentos necessários sobre o uso adequado, guarda e conservação do produto; responsabilizar-se pela substituição imediata quando danificado; realizar higienização e manutenção periódica; além de manter registrado o seu fornecimento ao trabalhador.

Esse registro do fornecimento das luvas vinílicas poderá ser feito facilmente através de uma Ficha de EPIs. Baixe o modelo da Prometal EPIs gratuitamente aqui.

Assim sendo, sempre que houver necessidade, a Luva de Vinil será de uso obrigatório pelo trabalhador, que também deverá cumprir com suas responsabilidades, segundo a NR 6. No parágrafo 6.7, a norma estabelece:

  • Cabe ao empregado quanto ao EPI:
  1. usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina;
  2. responsabilizar-se pela guarda e conservação;
  3. comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e,
  4. cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

O não cumprimento de qualquer uma das responsabilidades para com o EPI, seja por parte do empregador ou empregado, poderá resultar em multas e processos judiciais. Sem contar no prejuízo inenarrável que é a ocorrência de um acidente de trabalho ou doença ocupacional.

Onde comprar Luva de Vinil?

Para comprar luvas de vinil você precisa procurar um distribuidor de EPIs que seja da sua confiança, e não adquirir o produto em qualquer loja de material de construção ou farmácia. O motivo para defendermos isso é muito simples e nós vamos explicar.

Os EPIs são equipamentos fundamentais para a vida de milhares de trabalhadores. Mas nem sempre são adquiridos com responsabilidade. Muitos acidentes e ocorrências acontecem pelo uso indevido do equipamento, seja por falta de treinamento ou pelo equipamento não ser mesmo o mais adequado.

Todos esses problemas podem ser resolvidos através de uma orientação de confiança, de uma equipe especializada. Somente em um distribuidor exclusivo de EPIs você encontra este diferencial. 

Além disso, geralmente uma loja de EPIs possui mais marcas disponíveis, ou seja, mais opções para você escolher, em relação a preços, negociações e benefícios. 

Se você está procurando Luva de Vinil, conte com a Prometal EPIs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima