Blog   EPIs   12 de julho de 2022

Luva de Segurança para Marceneiro – Veja os modelos

Tempo de Leitura: 6 minutos

A luva de segurança para marceneiro é um EPI (equipamento de proteção individual) essencial para o profissional.

Isso porque a rotina de trabalho do marceneiro o expõe ao risco constante de acidentes que envolvem cortes e escoriações nas mãos.

O ideal é que todo profissional da área trabalhe com o EPI durante o expediente inteiro, com o objetivo de que suas mãos estejam devidamente protegidas, evitando risco de acidentes que possam causar ferimentos mais graves.

Por isso mesmo, é importantíssimo saber como comprar a luva de segurança para marceneiro, tendo como objetivo garantir a máxima proteção para todos os profissionais de sua equipe.

O que é luva de segurança para marceneiro?

Antes de mais nada, é preciso entender que a luva de segurança para marceneiro é um EPI essencial para a função.

Tendo como principal objetivo proteger as mãos do profissional em caso de acidente, evitando cortes e outros problemas que um dos materiais de marcenaria possam vir a causar.

Por isso mesmo, existem diferentes modelos de luvas de segurança para marceneiro, visando atender a demanda de cada um dos profissionais envolvidos no trabalho.

Isso porque os diferentes modelos disponíveis no mercado oferecem distintos graus de proteção. Proporcionando assim, a máxima proteção de acordo com a função desempenhada.

Alguns profissionais precisam de vários modelos para que possam desempenhar todas as funções de seu cotidiano com segurança. Especialmente aqueles marceneiros que acabam trabalhando sozinhos ou com apenas um ajudante, precisam investir em EPI.

Justamente por ser um profissional que desenvolve diferentes atividades ao longo da rotina de trabalho, o que requer a troca de EPI conforme a atividade executada no momento.

Proporcionando maior segurança em relação aos produtos usados para cortar a madeira ou desenvolver outras etapas do trabalho, você estará colaborando com a produtividade da empresa.

Tipos de luva de segurança para marceneiro

Como já foi dito anteriormente, existem diferentes tipos de luva de segurança para marceneiro e isso demanda que o profissional responsável pela compra conheça as especificidades de cada modelo.

Tudo para que possa realizar uma compra assertiva, proporcionando a maior segurança para a rotina de trabalho do marceneiro. 

Afinal, o objetivo é que a luva encaixe perfeitamente na mão do profissional, para que a peça sirva como proteção em caso de acidente.

Baixe aqui o nosso medidor de luvas!

Elencamos os principais modelos que podem ser utilizados na rotina de trabalho do marceneiro, tendo a proteção como foco. São elas:

· Luva Isolante de borracha: apresenta capacidade de isolamento elétrico, para trabalhos de marcenaria que envolvam eletricidade;

· Luva de couro: utilizada em conjunto com a luva isolante, a fim de evitar que a mesma sofra qualquer tipo de rasgo ou algo parecido pois, um mínimo furo na luva isolante pode anular imediatamente a proteção que ela deveria fornecer ao trabalhador.

· Luva de vaqueta: modelo de luva de segurança mecânica, contra riscos abrasivos;

· Luva de Kevlar®: o modelo Kevlar® é conhecido por ser resistente em relação ao risco de cortes, podendo oferecer proteção térmica para temperaturas de até 250°C.

Cada cenário de trabalho exige que o profissional de marcenaria utilize um modelo específico. Possibilitando que suas mãos estejam protegidas e os punhos também.

Justamente para evitar cortes na região caso algum acidente ocorra durante a rotina de trabalho. O que infelizmente, é bastante comum de acontecer por causa dos objetos utilizados no cotidiano.

Uma vez que, o marceneiro trabalha com muitas serras e materiais cortantes com o objetivo de dar o acabamento nas peças que está produzindo, todo o cuidado é imprescindível.

Observe as normas e convenções da categoria

Um guia muito importante para orientar as compras de EPIs é seguir as normas de segurança e convenções coletivas da categoria.

Isso para que seus profissionais estejam de acordo com o que é indicado para a atividade, proporcionando o máximo de proteção e eficiência na rotina de trabalho.

Afinal, os EPIs de qualidade possibilitam que os marceneiros se locomovam e movimentem as mãos com eficiência, possibilitando que toda a movimentação necessária na rotina de trabalho possa ser executada sem limitações.

Justamente para possibilitar que o trabalho seja bem executado sem desconfortos significativos para o profissional. Lembrando que essa é uma área que necessita de habilidade tátil, por isso as luvas devem oferecer este benefício. 

Assim, você garante que sua equipe tenha uma boa performance enquanto está integralmente protegida pelos EPIs necessários.

EPI do marceneiro vai muito além das luvas

É sempre importante ressaltar que, a necessidade de EPI para o marceneiro vai muito além do uso de luvas protetoras, afinal, o profissional está exposto a uma série de riscos e isso desencadeia a necessidade de estar corretamente protegido.

Dessa forma, evita que materiais perfurocortantes possam ocasionar acidentes graves. O uso de sapatos apropriados, por exemplo, é essencial na rotina.

Isso ocorre porque materiais perfurocortantes podem cair das mãos do trabalhador e atingir seus pés. Ocasionando a necessidade que o profissional esteja sempre utilizando todos os EPIs fundamentais para a rotina.

Calçados resistentes à materiais perfurocortantes, luvas de proteção, manga isolante de borracha e roupas resistentes são alguns dos cuidados importantes que o profissional deverá manter na rotina.

Vestindo-se adequadamente para executar sua função é evitar que acidentes ocasionem risco de vida ou danos físicos. 

Por isso, além de comprar as luvas mais adequadas é importante que o profissional responsável pela compra de EPI esteja constantemente treinando sua equipe de marceneiros.

Justamente para que todos entendam a importância de usar corretamente os produtos que são essenciais para sua segurança na rotina de trabalho.

Opte por luvas de excelente qualidade para maior segurança

Na hora de comprar os modelos ideais para seus profissionais, é fundamental prezar pela qualidade das luvas de segurança para marceneiro.

Tendo em vista que, esse modelo de luva de segurança não é o tipo de peça descartável, ou seja, é interessante investir mais em qualidade.

De modo que, seja possível ter um modelo que é resistente e que pode ser usado por um longo período sem deixar de oferecer a qualidade necessária para a proteção do profissional.

Investir em qualidade, nesse caso, faz com que a compra seja mais econômica por evitar a necessidade de comprar EPI constantemente.

Afinal, a luva de segurança para marceneiro será uma peça utilizada no cotidiano, bem armazenada e higienizada pela equipe para que seja durável.

Proporcionando assim a longa vida útil que a peça necessita para que seja um material de bom custo benefício. Precisando de luva para marceneiro, pode contar conosco! 

Observe o tamanho ideal para a luva de segurança para marceneiro

Na hora de comprar a luva de segurança para marceneiro, é muito importante estar atento em relação ao tamanho da luva.

Tendo como objetivo que seus profissionais estejam com as mãos adequadamente protegidas, esse ponto é fundamental. Justamente para que a luva não caia das mãos por estar excessivamente grande.

Portanto, é interessante observar as medidas de sua equipe e comprar sempre todos os EPIs em tamanho adequado.

De modo que, a peça fique suficientemente confortável em sua equipe e possa oferecer o máximo de eficiência na proteção da equipe. Evitando que acidentes ocasionem ferimentos graves e possam até mesmo expor o profissional ao risco de morte.

Afinal, um corte nas mãos ou punho pode ser fatal por causa das veias e artérias presentes na região. O que desencadeia um sangramento difícil de controlar dependendo do corte.

Diante disso, é sempre importante comprar o material mais adequado e também investir no tamanho correto para que sua equipe tenha luvas bem fixas nas mãos.

Permitindo também que os profissionais tenham total mobilidade com as mãos, para que possam fazer todos os movimentos necessários para desempenhar a função de marceneiro.

Caso contrário, a luva será um incômodo que acaba fazendo com que o profissional tenha resistência em relação ao uso do material.

Se você tiver dúvidas quanto ao tamanho das luvas, pode baixar o nosso Medidor de Luvas gratuito

Ofereça treinamento para sua equipe

Além de prezar pela qualidade dos EPIs adquiridos para o trabalho cotidiano, é importante que sua equipe ofereça treinamento para os marceneiros.

De modo que, eles entendam a importância do uso de luvas de proteção, bem como, saibam qual é a maneira correta de conservar os materiais no cotidiano.

Com o objetivo de que as luvas apresentem a durabilidade necessária para que o investimento em qualidade seja recompensado financeiramente, é fundamental mostrar as boas práticas com o produto.

A oferta de treinamento em relação aos EPIs faz com que a equipe tenha consciência, possa adotar as medidas necessárias para evitar acidentes e usar corretamente os equipamentos na rotina.

Evitando que a empresa tenha que lidar com afastamentos, traumas e outros problemas jurídicos relacionados aos acidentes de trabalho.

O afastamento de um profissional por acidente e traumas em toda a equipe podem ser evitados pelo uso dos EPIs corretos, a luva é indispensável tal qual os demais itens de proteção da categoria.

Agora que já sabe mais sobre a necessidade de uso de luva de segurança para marceneiro na rotina de trabalho, invista na compra de uma luva com bom custo benefício.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.