Blog   EPIs   26 de fevereiro de 2019

Luva de Raspa e Luva de Vaqueta – quais as diferenças?

Tempo de Leitura: 3 minutos

luva de raspa e luva de vaqueta

Dentre os Equipamentos de Proteção Individual, as luvas que protegem as mãos do trabalhador fazem parte dos itens mais comuns. Ainda mais se tratando da Luva de Raspa e da Luva de Vaqueta, que veremos neste artigo.

Ambas são produtos muito utilizados pelos profissionais que lidam diariamente com o perigo na área das mãos, e por isso elas são utilizadas nas mais variadas profissões.

Neste artigo vamos ver quais as características da Luva de Raspa e da Luva de Vaqueta, para quem são indicadas e também suas principais diferenças entre si. Confira!

Mas o que são Raspa e Vaqueta?

Para que você entenda perfeitamente tudo de mais importante sobre as luvas, primeiro precisamos entender que Raspa e Vaqueta são os tipos de couro que cada uma é confeccionada.

Ambos são provenientes do couro bovino, e se diferenciam pelo fato de que a Raspa é a parte interna do couro, e Vaqueta a parte externa. Através de um tratamento químico e mão de obra o couro cru se transforma nesses dois tecidos tão importantes para os EPIs.

Sobre a Luva de Raspa

A Luva de Raspa é uma das luvas mais resistentes utilizadas como Equipamento de Proteção Individual (EPI). Elas podem ser confeccionadas inteiramente de Raspa, ou então mescladas com outros tecidos naturais como a Vaqueta ou sintéticos como o Poliéster.

Sua principal indicação é para uma mão de obra mais pesada, como por exemplo os  profissionais que trabalham diretamente com metalurgica, agricultura, carpintaria e demais atividades, que veremos abaixo, que oferecem risco às mãos.

Principais indicações da Luva de Raspa

As Luvas de Raspa, como dissemos, são indicadas para mão de obra pesada que possa vir a agredir a integridade física do trabalhador na área das mãos.

Vamos ver abaixo uma relação das principais indicações para o uso da Luva de Raspa:

  • Serviços de agricultura; em indústrias; carpintaria; com carregamento de peso manual; em metalúrgicas; madeireiras; funilaria; etc
  • Trabalhos que envolvam materiais pesados como solda e transporte de cargas;
  • Profissionais que atuam com agentes abrasivos ou escoriantes.

Por serem feitas de um material muito rico, mesmo com tanta resistência, o cuidado para que sejam duráveis é essencial. Lembre-se sempre que as Luvas de Raspa devem ser lavadas a seco, e guardadas em locais sem umidade e longe do calor extremo.

Além disso, importante lembrar que não é recomendado o uso das Luvas de Raspa caso se encontrem em más condições, ou em caso do interior das mesmas se encontrar úmido.

Os principais tipos de Luva de Raspa são

E depois temos as Luvas de Raspa que são mistas com Vaqueta. Falando nas Luvas de Vaqueta, vamos vê-las a seguir.

Sobre a Luva de Vaqueta

Por ser indicada para trabalhos que necessitem um pouco mais de tato, a Luva de Vaqueta tem menos espessura do que a Luva de Raspa.

Vamos ver abaixo algumas atividades nas quais o uso da Luva de Vaqueta é recomendado:

  • Profissionais que trabalham com temperaturas muito baixas, como frigoríficos e câmaras frias (quando houver forração térmica e aprovação para tal);
  • Trabalhos manuais como por exemplo montagens de estruturas metálicas;
  • Serviços de carga e descarga na construção civil ou mineradoras, ou ainda trabalho em altura que necessite fazer rapel ou alpinismo industrial.

Também é importante salientar os cuidados especiais para a sua durabilidade, que envolvem guardar em local seco e abrigado da luz e calor excessivo, tal qual a Luva de Raspa, e também cuidar para que o suor excessivo não as prejudiquem.

Para esta última opção, o revezamento com outro par de Luva de Vaqueta é uma boa opção. Também não submeta o seu produto a lavagens industriais agressivas, pois isso reduz também a durabilidade.

Qual a principal diferença da Luva de Raspa e Luva de Vaqueta?

Chegando ao final da leitura, imaginamos que você já tenha percebido as principais diferenças entre a Luva de Raspa e a Luva de Vaqueta.

Mas para concluir, podemos resumir dessa forma:

  • Luva de Raspa: recomendada para trabalhos mais pesados, que necessitem de uma proteção maior entre a mão do trabalhador e o objeto de trabalho;
  • Luva de Vaqueta: recomendada para trabalhos que necessitam de um pouco mais de tato ou montagens complexas por serem de um tecido menos espesso.

Esperamos que você tenha gostado da leitura, e se restar alguma dúvida ou quiser fazer uma colocação, é só deixar o seu comentário abaixo.

Agora nós perguntamos a você… A sua empresa já está preparado para o eSocial?

Continue no blog através do artigo eSocial e a gestão de EPI – tudo que você precisa saber

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.