Blog   EPIs   01 de abril de 2019

Luva Anticorte – o que é e para que serve

Tempo de Leitura: 3 minutos
luva anticorte

Uma das partes do corpo que mais sofre exposição a riscos do trabalho, sem sombra de dúvidas, são as mãos. São inúmeras as atividades em que é preciso protegê-las, às vezes inclusive utilizando a Luva Anticorte.

E aí nós questionamos… o que será que caracteriza esta luva tão imprescindível em determinadas atividades? Que atividades são essas? E quais as diferenças por entre tantas opções de luvas anticorte?

São essas e outras questões que responderemos neste artigo. Acompanhe!

O que é a Luva Anticorte?

Existem inúmeras Luvas de Segurança, e cada uma é indicada para uma determinada atividade de acordo com critérios como o material em que é produzida, a espessura, o revestimento, as Normas Regulamentadoras, o tipo de proteção que oferece, etc.

Todas elas têm como objetivo cobrir e proteger integralmente as mãos do trabalhador contra os riscos que a sua atividade acaba desenvolvendo. A diferença entre uma luva e outra é, justamente, a quais riscos que ela protege.

Sendo assim, como o próprio nome já diz, a Luva Anticorte protege o profissional que lida diariamente com objetos cortantes nas mais diversas áreas, tais como indústrias automobilísticas, alimentícias, frigoríficos, vidrarias, cerâmicas, etc.

Na cozinha industrial por exemplo, área onde a Luva Anticorte é muito utilizada, elas protegem o trabalhador no manuseio de  facas de lâminas lisas, serras e outros tipos de ferramentas utilizadas neste ramo.

Sem elas, o trabalhador estaria diretamente exposto a cortes e ferimentos todos os dias. A grande dificuldade ainda está em identificar qual das Luvas Anticorte é a ideal, pois existe mais de uma opção no mercado.

Vamos ver abaixo as principais delas.

Tipos de Luva Anticorte

Existe mais de um tipo de Luva Anticorte no mercado, e se você tomar uma decisão errada, pode resultar em acidentes de trabalho bem sérios. Por isso, veja abaixo uma lista das principais Luvas Anticorte e salve este artigo para nunca mais esquecer.

Luva Anticorte com 1 fio de aço

A Luva Anticorte com 1 fio de aço é recomendada para aquelas atividades onde a exposição aos objetos cortantes seja leve e moderada, pois ela protege principalmente de lâminas lisas.

Saiba mais aqui.

Luva Anticorte com 4 fios de aço

Já a Luva Anticorte com 4 fios de aço é mais resistente, já podendo ser utilizada em atividades um pouco mais pesadas. No entanto, sua proteção continua sendo recomendada apenas para lâminas lisas.

Saiba mais aqui.

Luva Anticorte Malha de Aço

As luvas de malha de aço são ideais para proteger o trabalhador contra cortes e ferimentos que possam ser causados durante o manuseio de facas, punhais/canivetes. Essas, nunca devem ser utilizadas em equipamentos com serras lisas e nem dentadas.

Saiba mais aqui.

Luva Anticorte Edge Ansell

A Luva Anticorte Edge Ansell é tricotada em fio de nylon com combinação em fibras de vidro, algodão, poliéster e fibras elásticas; revestida em poliuretano na palma e alto nível de resistência ao corte em ambientes secos ou ligeiramente oleosos.

Saiba mais aqui.

Luva Anticorte Hyflex Ansell

A Luva Anticorte Hyflex possui a tecnologia INTERCEPT™, e foi desenvolvida para exceder as expectativas das indústrias, oferecendo a melhor proteção da categoria ao corte sem perder o conforto e a respirabilidade do dorso das mãos.

Saiba mais aqui.

Outras maneiras de encontrar a Luva Anticorte

Neste artigo nós nos referimos à este tipo de Luvas de Proteção como Luva Anticorte. No entanto, existem outros nomes que se referem ao mesmo EPI, e por isso é importante você ficar atento para não se confundir.

Luva Anticorte é como é mais chamada, porém o nome correto seria Luvas Resistentes a Corte. Também encontramos por aí algumas referências como Luvas Anti-corte e Anti Corte, escrevendo separadamente.

Todas essas denominações tratam exatamente do mesmo Equipamento de Proteção Individual, mencionado neste texto como Luva Anticorte.

Por que devemos nos conscientizar?

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, aqui no Brasil, a cada 48 segundos acontece um Acidente do Trabalho. Imagina quantos aconteceram no tempo em que você lia este artigo.

E a cada 03 Acidentes do Trabalho, um ocorre nos membros superiores. A cada 10 Acidentes envolvendo membros superiores, 6 acontecem nos punhos e nas mãos do trabalhador.

Esses números são bastante altos e provam que nós ainda temos um longo caminho de conscientização pela frente. E não pense que os acidentes envolvendo as mãos são menos urgentes do que acidentes envolvendo a cabeça, ou o rosto.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, 20% dos casos de Urgência que chegam aos pronto socorros brasileiros envolvem lesões nas mãos.

Inclusive, vale lembrar que os dedos configuram a parte do corpo mais vulnerável entre os trabalhadores. Anualmente, os brasileiros incapacitam ou mutilam mais ou menos 135 mil dedos em Acidentes de Trabalho.

E então? Está pronto para escolher a Luva Anticorte mais adequada para os trabalhadores da sua empresa?

Se preferir, confira todas as nossas opções disponíveis.

Baixe agora: Ebook GRATUITO – os EPIs para Cozinha Industrial

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.