Blog   Segurança do Trabalho   25 de maio de 2020

Iluminação para Espaço Confinado

Tempo de Leitura: 5 minutos
Iluminação para Espaço Confinado

A Iluminação para Espaço Confinado é um assunto muito importante a ser discutido e o motivo é simples: além de já oferecerem riscos à saúde dos trabalhadores, um deslize nesse sentido pode ampliar ainda mais as possibilidades de um Acidente de Trabalho.

A verdade é que estes ambientes não foram planejados para a permanência humana e, por isso, já devem ser levados em consideração com muito cuidado. Não é a toa que os Equipamentos de Proteção Individual para Espaços Confinados também tenham tamanha importância. 

Por este motivo, levar em conta o que dizem as legislações é primordial para promover a Saúde e a Segurança do Trabalho. Para isso, você vai precisar da Norma Regulamentadora de número 33 (NR 33) e da NBR 16.577, ambas as regulamentações definem tudo relacionado à proteção do trabalhador nestes locais.

Tanto a Iluminação para Espaço Confinado, quanto a utilização de EPIs e EPCs são fundamentais para que os colaboradores possam realizar suas atividades em segurança. E são itens que devem ser fornecidos pelo empregador, sendo passível de multa em caso de descumprimento.

Portanto, se você deseja saber mais sobre os Espaços Confinados, as normas de segurança, a Iluminação adequada e muito mais, fique ligado neste artigo! Iremos esclarecer esta e outras dúvidas. Boa leitura!

O que é Espaço Confinado? 

É considerado Espaço Confinado aqueles locais que não possuem um sistema de ventilação adequado; existe uma certa limitação da mobilidade; poucas vias para entradas e saídas; entre outras características bem peculiares que explicam o nome dado ao local. 

São estes os motivos que tornam este um ambiente extremamente inseguro para os trabalhadores. Além disso, também é muito comum a existência de alta concentração de gases que podem ser tóxicos, o que é agravado pela falta de ventilação. 

Segundo o item 33.1.2 da NR 33, norma responsável por regulamentar tudo sobre Espaços Confinados, pode ser considerado desta forma: 

“(…) qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.”

Como você pode ver, fica claro que estes ambientes definitivamente não são projetados para a permanência humana. Por isso, toda a atividade a ser desenvolvida ali dentro deverá ser feita rapidamente e com muita cautela, já que não se pode evitar que sejam desenvolvidas.

Por este motivo, a Iluminação para Espaço Confinado torna-se item indispensável, já que muitas vezes a iluminação também é problema nestes ambientes.

Tipos mais comuns de Espaço Confinado

Dentre os tipos mais comuns de Espaço Confinado, podemos incluir:

  • Silos agrícolas;
  • Túneis;
  • Vasos de pressão;
  • Redes e tubulações;
  • Tubos de combustível;
  • Galeria de saneamento; entre outros.

Quais os Riscos presentes nestes ambientes?

Como já mencionamos, os Espaços Confinados não são feitos para permanência humana durante muito tempo. Por isso, acabam sendo muitos os riscos existentes no ambiente. Por este motivo, inclusive, que a Iluminação para Espaço Confinado bem como os equipamentos de proteção possuem tamanha importância. 

Assim sendo, os riscos presentes em Espaço Confinado podem ser Físicos, Químicos ou Biológicos. Confira abaixo alguns exemplos de acidentes do trabalho comuns nestes ambientes:

  • Contaminação por gases tóxicos;
  • Risco de Incêndio ou explosões (principalmente se não houver a Iluminação para Espaço Confinado adequada);
  • Infecção por vírus e bactérias;
  • Picadas de animais peçonhentos;
  • Esmagamentos;
  • Contaminação por produtos químicos;
  • Descargas elétricas;
  • Quedas;
  • Má postura; 
  • Altas ou baixas temperaturas;
  • Risco de soterramento;
  • Entre muitos outros. 

É claro que estes riscos estão presentes também em outros locais e atividades profissionais. No entanto, em Espaços Confinados eles são intensificados. Isso porque como mencionamos anteriormente, as características muito específicas destes ambientes fazem com que os riscos se agravem.

NR 33 e NBR 16.577

Se tratando de Espaço Confinado, é importante que você ou a equipe responsável estejam atentos às seguintes legislações: 

  • NBR 16.577 – Espaços confinados: prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção (ABNT); e 
  • NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado.

Observação: antes da NBR 16.577 ser publicada, a norma válida que se relacionava ao Espaço Confinado era a NBR 14.787. No entanto, a mesma foi cancelada após a atual entrar em vigor. 

Assim sendo, a NRB 16.577 determina todos os requisitos básicos para a proteção dos colaboradores contra os riscos mencionados anteriormente. Enquanto a NR 33, tem como principal objetivo definir as regras para a identificação desses espaços como também realizar o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos.

Resumidamente, as duas legislações buscam aumentar a segurança dos trabalhadores e atenuar a incidência dos riscos. Diminuindo, assim, os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

Iluminação para Espaço Confinado

Como você viu, as normas oficiais servem para auxiliar na prática das atividades laborais de uma maneira mais segura, mesmo que sejam dentro de ambientes tão desafiadores. A Iluminação para Espaço Confinado é prevista na NR 33, que determina a necessidade de um sistema de iluminação adequado para os trabalhadores. 

No entanto, com a presença de tantos riscos, não é qualquer iluminação que pode ser instalada. Geralmente há a necessidade de um equipamento específico, como por exemplo, que conte com um painel retificador de tensão (12vcc), além de 02 tomadas simétricas e 02 luminárias blindadas com entrada 220v. 

Isso porque existindo a restrição de espaço, há a necessidade de um equipamento compacto e que suporte os demais riscos do ambiente. Como por exemplo, deve ser resistente às variações de temperaturas, intempéries, produtos químicos, gases tóxicos, etc. 

Somente assim, a empresa poderá garantir a Iluminação para Espaço Confinado ideal, promovendo a Segurança do Trabalho e a produtividade dos colaboradores. Lembrando que através de um sistema de iluminação adequado, você não estará evitando apenas explosões ou incêndios causados por um sistema de luzes errado. 

Estará evitando, também, escorregões, quedas, queimaduras, choques elétricos, impactos fortes, amputações, entre outros riscos causados por falta de iluminação. Ou seja, a Iluminação para Espaço Confinado garante a segurança operacional do usuário. 

E em Áreas Classificadas?

Áreas Classificadas em Espaços Confinados são locais onde existe o grande risco de explosão. Nestes ambientes, a atenção com a iluminação de segurança deve ser redobrada, já que qualquer faísca pode gerar uma explosão enorme que pode vir a ser fatal.

Assim, em áreas determinadas classificadas, é necessário utilizar equipamentos específicos como por exemplo a lanterna antiexplosão.

Lanterna Antiexplosão

Para que seja considerada dessa forma, é preciso que a Lanterna possua algumas características específicas na sua fabricação. 

Como por exemplo, dispor de um mecanismo de liga e desliga diferente das lanternas comuns. Isso porque este simples ato é capaz de gerar uma pequena fagulha que, em locais com presença de atmosfera explosiva, ou seja, áreas classificadas, pode resultar em uma grande explosão.

Veja abaixo outras características da Lanterna Antiexplosão:

  • Intrinsecamente seguras
  • Anti faíscas
  • Anti fagulhas
  • Blindada
  • Atex

Por ser um equipamento tão importante para Iluminação para Espaços Confinados, é fundamental que você não esqueça destes detalhes no momento da compra. Por isso,  verifique e confirme com o vendedor se o produto pode ser utilizado em áreas classificadas ou se possui a característica anti explosão. 

Saiba mais sobre as Lanternas Antiexplosão aqui.

Iluminação para Espaço Confinado? É na Prometal EPIs

Se você busca Iluminação para Espaço Confinado com segurança e confiabilidade, sabe que pode contar conosco! Aqui nós temos os melhores equipamentos para oferecer a você, com vantagens exclusivas de quem é cliente Prometal EPIs.

Por isso, se você estava procurando um Distribuidor de EPIs da sua confiança, você já encontrou. Entre em contato conosco!

Continue a sua leitura com Entrevista sobre o trabalho em Espaço Confinado – NR 33

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.