Blog   EPIs   12 de agosto de 2019

EPIs para Pescador

Tempo de Leitura: 4 minutos
EPIs para pescador

A pesca é uma atividade que deve proporcionar conforto e prazer, mas sempre com muita segurança. Seja na prática esportiva, a trabalho ou por hobbie, utilizar os EPIs para Pescador é fundamental para conseguir aproveitar este momento ao máximo. 

Isso porque essa atividade, como muitas outras, também oferece riscos à saúde e à segurança física. Seja pelo próprio contato com a água, as variações climáticas ou até mesmo as condições patológicas do ambiente. 

Dessa forma, quanto maior a frequência da atividade, maior a exposição aos agentes. Por este motivo, trabalhadores que utilizam da pesca como fonte de renda necessitam tomar os devidos cuidados para evitar todo tipo de imprevisto. 

Veja neste artigo quais são os EPIs para Pescador, como acontece a pescaria aqui no país, as normas que o empregador deve ficar atento e muito mais! Aproveite para compartilhar este conteúdo com os amigos caso ache pertinente. Boa leitura! 

Como acontece a Pescaria no Brasil

Podemos dividir a pescaria no Brasil de duas formas: a pesca artesanal e a comercial. A Pesca Artesanal é como chamamos os pescadores solitários, autônomos, que vendem seus peixes para o mercado de maneira independente.

Já a pesca comercial são as grandes empresas que possuem pescadores como funcionários contratados. Essas empresas podem tanto vender a mercadoria para outras empresas, como bares ou restaurantes, ou para supermercados, peixarias e afins.

O mais importante é saber que independente do objetivo da atividade, a utilização dos EPIs para Pescador é fundamental. Até mesmo se você utilizar a pescaria somente como um hobbie. Os riscos estão presentes sempre — mas é possível atenuá-los.

À título de curiosidade, é válido ressaltar que, em média, 45% da produção de peixes no Brasil são provenientes da pesca artesanal. Por isso, essa é considerada uma importante ação para a produção de alimentos que servem à população. 

Além disso, a pesca também promove cerca de 200 mil empregos. De maneira direta ou indireta, este é um potente indicador social que precisa ser preservado. No entanto, não é bem assim. 

Nota-se um descaso com as medidas de segurança que acaba colocando os trabalhadores em maior exposição aos riscos. Vamos falar sobre isso no tópico seguinte. 

Os Riscos da Pescaria

Por incrível que pareça, a pesca é considerada uma das funções mais perigosas segundo a Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Com risco gravíssimo, podendo chegar a óbito, 7 vezes superior aos demais setores industriais. 

As principais causas de acidentes que levam a morte são os naufrágios e as condições climáticas, além dos animais aquáticos perigosos. No entanto, o contágio de doenças, cortes e perfurações além de questões ergonômicas também estão na lista, configurando os problemas menos graves. 

Há indícios de que a diminuição dos estoques pesqueiros tem contribuído para a insegurança dos trabalhadores. Uma vez que isso aconteça, na intenção de compensar a falta, os pescadores acabam infringindo as medidas de proteção em busca de um trabalho mais rentável. 

No entanto, a fiscalização para que isso não aconteça deve ser intensa por parte do empregador. Até porque, ele que será responsabilizado em caso de auditorias fiscais que podem resultar em multas ou processos judiciais. 

Entre os principais riscos encontrados no ambiente da pescaria, podemos citar as condições climáticas, como radiação solar, vento, frio, calor; As condições patológicas que podem desencadear doenças; Cortes e perfurações pelo manuseio de objetos; entre outros. 

Para a proteção contra estes tipos de risco é que existem os EPIs para Pescador, e é isso que trataremos a seguir. 

Quais os EPIs para Pescador? 

Os principais EPIs para Pescador são as luvas de segurança, a capa (ou jardineira) de proteção e o colete salva-vidas. Além disso, o trabalhador poderá contar com algum tipo de uniforme profissional, chapéu ou boné e, muito importante: protetor solar.  

Vamos ver cada um separadamente abaixo: 

Luvas de Segurança

A Luva de Segurança é muito importante para a pescaria por muitos motivos. Primeiro porque protege contra a sujeira e, por isso, evita infecções e intoxicações. Segundo porque também protege contra pequenos cortes e perfurações causados por facas ou anzóis. 

Por serem consideradas EPIs, é importante que no momento da compra você se certifique de que o produto possui Certificado de Aprovação (CA). Isso irá lhe passar a garantia de que o equipamento é confiável e foi produzido de acordo com as normas legais. 

Capa ou Jardineira Oleado

A Capa é um excelente EPI pois protege o trabalhador tanto de intempéries, quanto da umidade pois geralmente é emborrachada e à prova d’água. Protege o corpo inteiro do usuário, dos pés a cabeça. 

A única diferença da Capa para a Jardineira é que a segunda protege apenas do peito para baixo. No entanto, é uma ótima opção para os dias quentes, por exemplo, onde o trabalhador prefere esse tipo de proteção por ser mais leve e ventilada. 

Ambos os produtos, tanto a capa quanto a jardineira são Equipamentos de Proteção Individual. Portanto, leve em consideração a mesma dica do EPI anterior: verifique no momento da compra se o produto possui CA e se este está dentro do prazo de validade. 

Artigo relacionado: Calçados Bracol – por que comprar na Prometal EPIs?

Colete Salva-vidas 

Diferentemente dos itens anteriores, o Colete Salva-vidas não é considerado EPI! No entanto, também é item obrigatório de segurança segundo as Normas de Autoridade Marítima (NORMAM). 

Para que seja efetivo em termos de proteção, também é importante verificar alguns pontos no momento da compra. O principal deles é se o produto foi fabricado de acordo com a NORMAM 05/DPC

Essa norma determina os requisitos básicos que o colete deve possuir para que seja aprovado para a atividade da pesca. Alguns exemplos desses requisitos são: 

  1. Permitir que uma pessoa, após demonstração, possa vesti-lo corretamente, em não mais que um minuto;
  2. Que possa ser vestido pelo avesso, a menos que seja evidente que só possa ser vestido de um lado, sendo eliminada a possibilidade de vesti-lo incorretamente;
  3. Ser de uso confortável;
  4. Entre outros. 

Confira os EPIs para Pescador da Prometal EPIs!

Seguir as normas de segurança faz do trabalho uma atividade mais prazerosa e segura para todos. É importante para o pescador, que ficará menos exposto aos riscos do ambiente, e para o empregador, que fica livre de processos e multas judiciais.

Por isso, lembre-se sempre: segurança em primeiro lugar! Converse com a sua equipe e tenha certeza de que todos estão cientes e conscientizados da importância da atenuação dos riscos do ambiente. 

Continue a sua leitura com Atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho.

Leia também:

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.