Blog   EPIs   02 de agosto de 2023

EPIs para Mecânico Industrial

Tempo de Leitura: 5 minutos
EPIs para Mecânico Industrial

A rotina de trabalho de um mecânico industrial o expõe a uma série de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, desencadeando a necessidade de uso de EPIs específicos.

Para que seja possível minimizar os riscos causados pelo ambiente de trabalho e evitar acidentes graves, este profissional precisa cumprir sua jornada com o uso de todos os EPIs corretos de acordo com cada função que irá executar.

Caso você tenha dúvidas quanto a este assunto, neste artigo, nós vamos te explicar um pouco mais sobre o dia a dia de um mecânico industrial, quais suas necessidades e a importância do uso correto de EPIs como parte do cotidiano do colaborador. 

Dessa forma, será possível realizar a compra coerente de EPIs para mecânico industrial. Tenha uma ótima leitura!

O que é um Mecânico Industrial?

O mecânico industrial é o profissional responsável por instalar e dar a devida manutenção em equipamentos e peças usadas em fabricação industrial, como usinagem e soldagem, por exemplo.

Além disso, o profissional também é capacitado para atuar no desenvolvimento de projetos mecânicos automatizados, para que a indústria funcione em sua máxima performance.

Para atuar no segmento, o colaborador precisa ter um elevado conhecimento sobre todos os processos de segurança do trabalho, para que possa empregar tais informações na busca pela elevação de produtividade na fábrica.

Deve também buscar se manter atualizado em relação às mais diversas áreas da mecânica. Para que possa ter uma atuação relevante e que agrega qualidade para o cotidiano operacional da indústria a partir da aplicação de seus conhecimentos..

Com a constante atualização dos equipamentos e tecnologias, cabe ao mecânico industrial continuar investindo em sua formação para que entregue um trabalho relevante como resultado de seus estudos contínuos.

Lembrando que o conhecimento em segurança do trabalho, bem como a aplicação das técnicas e o uso de EPIs, por exemplo, colaboram e muito para a produtividade da empresa como um todo. 

Qual a diferença entre Mecânica e Mecânica Industrial?

O mecânico mais conhecido da população é aquele que atua com carros e motos, realizando manutenção das peças e substituição de itens conforme necessidade.

Essencialmente, ambos atuam com manutenção. Entretanto, o mecânico industrial é um profissional especializado na otimização do cotidiano de trabalho na fábrica.

A atuação do mecânico industrial é mais minuciosa e requer alto grau de especialização para que lide com maquinários complexos que devem ser instalados, receber a devida manutenção e otimização para que entregue como resultado uma boa performance de capacidade produtiva.

Ambos os profissionais lidam com equipamentos aquecidos, graxas, lubrificantes, ferramentas afiadas e enfrentam riscos de acordo com o grau de exposição ambiental.

Por isso, é essencial que o mecânico, seja ele de oficina ou indústria, atue com o uso dos EPIs adequados para cada demanda. Viabilizando que sua rotina de trabalho seja mais segura e eficiente.

Afinal, os acidentes afastam o profissional de sua rotina laboral, causam prejuízos para a saúde e desencadeiam impacto emocional indesejado.

EPIs para Mecânico Industrial

O mecânico industrial é um profissional que deve seguir a Norma Regulamentadora 6 (NR 6), em relação aos EPIs que deverá usar durante a jornada de trabalho. Dessa forma, poderá se proteger de todos os riscos da profissão. 

Abaixo, nós elencamos quais são os principais EPIs que devem fazer parte de seu cotidiano. No entanto, lembre-se que este processo irá depender do Programa de Gerenciamento de Riscos, ok?

Veja quais os principais EPIs para Mecânico Industrial:

1.  Respirador

Durante o trabalho, é possível que o profissional inale partículas de resíduos de produtos tóxicos que são usados nos equipamentos. Por isso, é fundamental realizar o uso de respirador (ou máscara de proteção, como também é conhecido) para que não sofra danos em sua saúde no curto ou longo prazo.

2.  Óculos de Segurança

Os óculos de proteção usados pelo mecânico industrial devem ter também proteção lateral, para evitar que objetos pontiagudos ou máquinas de solda ocasionem danos para a visão do profissional ao longo da rotina de trabalho. A tonalidade das lentes é muito importante neste processo, e deve ser observada a depender dos riscos encontrados.

3.  Protetor Auricular

O profissional que atua como mecânico industrial está exposto aos ruídos de equipamentos, por isso, deverá fazer uso de protetor auricular, com o objetivo de evitar danos para sua audição. Poderá ser tanto do tipo concha, quanto do tipo “plug”.

4.  Calçado de Segurança

Não é raro que, atuando com fluídos e equipamentos em manutenção algo acabe respingando e molhando o chão. O uso de calçado de segurança evita o contato da pele com fluidos que podem ser tóxicos, bem como, é responsável por evitar que os pés e dedos do colaborador sofram impactos com a queda de materiais pesados, por exemplo.

5.  Luvas de Segurança

O profissional que atua diretamente manuseando equipamentos pode eventualmente ter contato com fluídos tóxicos ou até mesmo queimar ou cortar as mãos. Por isso, o mecânico industrial também deve fazer uso de luvas de segurança adequadas para a função. Visando proteger as mãos de eventuais acidentes. Claro que a escolha também dependerá dos riscos encontrados.

6.  Avental de segurança

Muitas vezes também é importante fazer uso de avental, para evitar que respingos de materiais contaminantes, estilhaços, entre outros. Dessa forma, o profissional estará melhor protegido, evitando o risco de contaminação com produtos químicos durante a manutenção de um equipamento, por exemplo.

7. Capacete de Segurança

O capacete de segurança é o primeiro EPI a se lembrar quando o assunto é indústria. Dentro destes ambientes, ele deve ser utilizado em variadas situações que apresentam risco para a cabeça dos trabalhadores. Por isso, é mais um equipamento necessário para o mecânico industrial. 

Qual a importância do uso de EPIs para Mecânico Industrial?

Como foi percebido, o mecânico industrial é um profissional que está constantemente exposto a uma série de riscos. Além dos riscos ergonômicos, o profissional também está exposto ao risco de contaminação química, queimadura e acidentes graves.

Portanto, é fundamental que o ambiente laboral do mecânico industrial seja inteiramente adaptado para que o profissional possa ter os riscos minimizados.

Um piso adequado, por exemplo, minimiza as chances de que ocorra um acidente durante a rotina de trabalho ocasionado por escorregão em óleo ou fluído.

Assim como, os EPIs utilizados pelo mecânico industrial atuam atenuando os riscos que não puderam ser eliminados. Todo gestor sempre deve prezar por atuar em ambas as frentes: oferecendo os EPIs adequados e ao mesmo tempo, disponibilizando para os profissionais um ambiente adaptado visando a minimização de riscos.

Quando tudo é pensado para que os colaboradores da indústria tenham riscos minimizados, é possível ter um ambiente mais saudável e seguro em relação ao cotidiano de trabalho.

Evitando afastamentos após acidentes, traumas e problemas judiciais que envolvem a indústria por causa de acidentes laborais que poderiam ser evitados.

Onde encontrar EPIs para mecânico industrial?

Você encontra todos os EPIs para tornar a rotina de um Mecânico Industrial mais segura e saudável na Prometal EPIs.

Com equipe qualificada, é possível esclarecer suas dúvidas enquanto escolhe os melhores equipamentos para proteger sua equipe e evitar acidentes durante a rotina de trabalho.

Garantindo que todas as normas regulamentadoras possam ser seguidas e a empresa não tenha problema algum com os devidos órgãos fiscalizadores.

Com a compra de EPIs de qualidade, a empresa consegue minimizar custos evitando a troca frequente dos equipamentos de proteção, afinal, os itens de boa procedência apresentam maior durabilidade.

Além disso, são equipamentos que oferecem realmente a proteção adequada para toda a equipe. Afinal, quando o ambiente de trabalho é projetado para proteger a equipe e os riscos são minimizados, todos atuam com a melhor performance e livres de acidentes e problemas.

Possibilitando que a equipe seja coesa e nenhuma baixa ocorra por causa de acidentes de trabalho. Aproveite a assessoria da Prometal EPIs para esclarecer suas dúvidas durante a compra e encontrar em um só lugar todos os itens necessários para seus colaboradores.

Garantindo total praticidade para sua compra ao encontrar tudo que precisa com qualidade, preço justo e em um único site de confiança.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.