Blog   EPIs   22 de abril de 2019

EPI para Odontologia

Tempo de Leitura: 4 minutos

EPI para Odontologia

A profissão de dentista é certamente desafiadora. Por estar exposto a inúmeros riscos relacionados à doenças contagiosas, por exemplo, a utilização do EPI para Odontologia torna-se fundamental para a sua segurança.

Não é por acaso que estes profissionais têm direito à aposentadoria especial: atuam diariamente expostos a todo tipo de bactérias e vírus, e por isso existem diversos tipos de EPIs para cada risco existente.

No artigo de hoje vamos entender um pouco melhor sobre esta profissão tão importante da área da saúde, quais os riscos relacionados a ela e a importância do EPI para Odontologia.

Acompanhe!

Sobre a carreira de Odontologia

Odontologia é a área que cuida da saúde bucal, realizando desde exames para prevenção de doenças até o tratamento das mesmas. É responsável tanto pela saúde quanto pela estética dos dentes, gengivas, mordida, etc.

Como existem diferentes áreas de atuação, é bom que você fique atento pois para cada uma delas existe um EPI para Odontologia. Vamos ver abaixo algumas das principais áreas de atuação:

1) Traumatologia e Cirurgia – Essa é a área responsável por identificar e recuperar todo tipo de lesão ou traumatismo na região da boca, face e sistema estomatognático (maxilar, gengiva e mastigação).

2) Dentística Restauradora – É a área responsável pela restauração estética dos dentes, fazendo eventuais correções, clareamentos, etc.

3) Odontologia do Trabalho – Responsável por atender aqueles pacientes cuja atividade profissional apresenta risco em relação à saúde bucal dos trabalhadores.

4) Próteses Dentárias – São os profissionais responsáveis pela confecção de todo o tipo de prótese dentária para substituição de dentes desconstruídos ou mesmo da carga dentária inteira.

5) Periodontia – Área responsável por identificar e tratar os processos inflamatórios que podem vir a ser infecciosos na região das gengivas. Este profissional também está apto a realizar cirurgias e raspagens.

Mas não para por aí. Outras áreas comuns da Odontologia são: Endodontia (lesões nos nervos e raíz dentária);  Odontologia Legal (identificação de cadáveres através da arcada dentária); Ortodontia; Periodontia; Radiologia; Patologia Bucal; Odontopediatria; Odontogeriatria, e muito mais.

Quais os riscos da profissão?

Os riscos relacionados à profissão de Odontologia vêm de diversos fatores. Pode variar desde lesões por esforço repetitivo ou estresse pelo trabalho intenso sem pausas, até contato com doenças contagiosas, como vimos anteriormente.

Por este motivo, podemos separar esses agentes de risco de três formas:

  • Riscos Físicos;
  • Químicos;
  • Biológicos.

Riscos físicos

Para exemplificar os riscos físicos relacionados à odontologia, podemos começar pela própria postura de trabalho. O profissional que atua como dentista trabalha geralmente em uma posição desconfortável, que acaba causando dores na região lombar, ombros, etc.

Além disso, diariamente está lidando com ferramentas de trabalho que causam ruídos, vibrações, radiações, etc, e esses agentes, por mais simples que pareçam, também podem oferecer risco à saúde do trabalhador no longo prazo.

Riscos Químicos

Os profissionais da área da Odontologia lidam diariamente com substâncias químicas que podem oferecer risco à saúde no longo prazo, como por exemplo, Mercúrio, Álcool, Formaldeído, Glutaraldeídos e Fenol sintético, entre outros.

Essas substâncias oferecem risco à saúde tanto pela contaminação como por intoxicação pelo simples fato da inalação. Mais um importante motivo para a utilização do EPI para Odontologia.

Riscos Biológicos

Quando falamos de riscos biológicos na área da Odontologia, queremos nos referir aos materiais contaminados de sangue ou fluídos corporais dos pacientes. O profissional desta área lida frequentemente com esses agentes, que podem trazer malefícios à saúde.

O que o profissional deve fazer quanto aos riscos?

Para que o profissional comprove aptidão à receber o benefício da aposentadoria especial, é importante que mantenha todos os documentos relacionados aos riscos do seu trabalho atualizados e organizados.

Como por exemplo, o registro da exposição aos riscos junto com todas as demais informações sobre sua atividade profissional no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), além da apresentação obrigatória do LTCAT.

O LTCAT é a sigla para Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, documento que depois de ser preenchido servirá de embasamento para dar continuidade ao reconhecimento da sua atividade especial pelo poder judiciário e INSS.

A importância do EPI para Odontologia

Para que o profissional esteja protegido de todos os agentes nocivos à saúde que vimos no início deste texto, é fundamental que utilize com responsabilidade os EPIs para Odontologia.

Para isso, é importante reconhecê-los.

Logo que pensamos em um consultório odontológico, lembramos daquele profissional de branco, vestindo uma touca higiênica, jaleco, luvas, sapato branco, máscara higiênica e óculos de proteção, certo?

O engraçado é que mesmo todos esses itens sendo imprescindíveis, nem todos se enquadram no quesito EPI para Odontologia. Por quê?

Bem, se você é leitor assíduo aqui do nosso blog, já deve ter ouvido nós mencionarmos a principal característica que define se um equipamento de segurança é considerado um EPI ou não.

Se você não está lembrado, nós iremos recordar… ele precisa ter o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Artigo relacionado: conheça os equipamentos com Certificado de Aprovação (CA)!

Por este motivo, de todos os equipamentos que o profissional da Odontologia utiliza, os únicos que são verdadeiramente considerados EPI são o óculos de proteção e as luvas de procedimentos.

Claro que, mais uma vez, ressaltamos: não é porque um equipamento não é considerado EPI (por não possuir o CA), que ele não deva ser utilizado com a mesma responsabilidade. Ele deve, sim!

Veja aqui os nossos equipamentos de proteção para Dentistas.

Toda atitude em prol da Segurança do Trabalho deve ser posta em prática. É isso que nós, do time da Prometal EPIs, queremos espalhar por aí.

Até o próximo post!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.