Blog   EPIs   26 de julho de 2023

Entenda a funcionalidade da Luva de Aço

Tempo de Leitura: 5 minutos
Luva de Aço

A luva de aço é um EPI de extrema importância, visando uma cobertura eficiente das mãos para garantir minimização de riscos de acidentes durante a jornada de trabalho.

Neste caso, o EPI é eficiente para minimizar riscos de cortes e ferimentos durante manuseio de facas e alguns objetos cortantes. Basicamente é uma luva que deve ser usada no cotidiano de diversos profissionais.

Algumas vezes este EPI é colocado sobre outra luva que tenha isolamento térmico, dependendo de qual é a função que está desempenhando em sua rotina laboral.

Nós vamos te explicar com mais detalhes qual é a importância e a funcionalidade da luva de aço para que compreenda como a peça deve ser usada pela equipe. Visando evitar que acidentes possam ocorrer durante o cotidiano de trabalho de seus profissionais.

Vamos lá?

Qual a importância do uso da luva de malha de aço?

A luva de aço é um equipamento de proteção individual, que deve ser usado para minimizar riscos de corte nas mãos do profissional durante seu expediente de trabalho.

O modelo também ficou conhecido como luva anti corte, justamente por sua função de proteger as mãos em caso de eventual acidente com materiais afiados.

Ao utilizar a luva de aço, as mãos ganham mais uma camada de proteção, evitando que possam ser submetidas a cortes, perfurações e arranhões de níveis leves durante o manuseio de algum equipamento afiado.

Além de ser uma camada adicional de proteção, a luva de aço não gera nenhuma dificuldade de manuseio dos equipamentos em sua jornada de trabalho. Portanto, é um item de proteção que não altera a eficiência do colaborador e não causa desconforto em relação ao uso.

Sendo eficaz na proteção e na manutenção de um cotidiano de trabalho facilitado, possibilita movimentos que são fáceis de realizar mesmo com o uso do equipamento nas mãos.

A espessura da luva de malha de aço não causa qualquer inconveniente para a mobilidade dos dedos e pode tranquilamente fazer parte da rotina laboral.

Além de usar o equipamento de proteção corretamente, é importante que a equipe tenha acesso à luva de qualidade, para que possa realmente cumprir a função de proteção.

Inspecionar periodicamente o uso, orientar a higienização e dar treinamento para que as peças fiquem efetivamente em bom estado de conservação por período prolongado, são cuidados importantes que os gestores devem adotar.

Tarefas profissionais que utilizam a luva de aço

Todas as atividades profissionais que envolvem o uso de peças afiadas e máquinas de corte estão enquadradas na NR 6 que estabelece o uso de luva de aço como proteção.

Portanto, profissionais que lidam com:

  • Hortifruti;
  • Fatiamento de frios;
  • Açougue;
  • Quem atua com lâminas de corte ou facas;
  • Aqueles que lidam com processamento de carnes;
  • Quem trabalha com cozinha industrial.

Portanto, muitos profissionais precisam da luva de aço no cotidiano, como um equipamento de proteção para evitar danos nas mãos durante o expediente.

Tendo em vista que, a rotina de trabalho os expõem aos riscos de danos e cortes causados pelos equipamentos utilizados ao longo do expediente.

Como já mencionamos, é muito comum também que o profissional necessite usar a luva de aço como uma sobreposição para outra luva já em uso.

Nestes casos, é importante perceber que a sobreposição é essencial, caso contrário, o profissional não estará protegido o suficiente.

A sobreposição de luvas combina diferentes tipos de proteção

Quem usa uma luva de látex, por exemplo, sob a luva de aço tem como objetivo proteger as mãos de contato direto com agentes que possam ocasionar danos para as mãos.

A luva de látex protege do contato direto com agentes infectantes, por exemplo, para que possa garantir a preservação da saúde das mãos do profissional.

Evitando que durante o expediente venha a sofrer qualquer tipo de dano que seja prejudicial para sua saúde.

Dessa forma, a sobreposição faz com que o colaborador esteja melhor protegido em relação a todos os riscos aos quais estão expostos na rotina de trabalho.

A luva de aço evitará o corte das mãos e também da luva que está sob a de aço. Sendo uma camada adicional de proteção importante.

Remover a sobreposição não é indicado, justamente por estar removendo uma camada de proteção dependendo diretamente de qual é a atividade que está desempenhando.

O ideal é sempre estar com as duas luvas disponíveis nas mãos, para que tenha a máxima proteção ao longo de seu expediente de trabalho.

Ao adquirir luvas de tamanho correto, é possível garantir que a sobreposição não causará perda de mobilidade, inviabilizando a eficiência durante a rotina de trabalho.

Quando as luvas estão incomodando, é natural que o profissional tenha dificuldade de adaptação. Por isso, o responsável pela aquisição de luvas deve sempre ter o cuidado de comprar os modelos necessários nas medidas corretas.

Confira o nosso Medidor de Luvas aqui 

Como higienizar luva de malha de aço

A higienização correta da luva de malha de aço é indispensável para que a peça se mantenha em boas condições de uso por período prolongado.

A lavagem é bastante simples, colocando a luva de aço em água corrente e realizando um enxágue prolongado para tirar toda a gordura de resíduos de produtos.

Em seguida, é interessante usar detergente líquido desengraxante em toda a luva de aço, e com uma escova de cerdas grossas esfregar a peça para remover toda a sujeira superficial.

Novamente deverá colocar a peça em água corrente, para remover todo o detergente com eficiência.

Na sequência, avalie se a luva ficou realmente limpa em todas as suas partes e se não estiver de acordo com o esperado, volte a lavar com o detergente adequado.

Quem trabalha em açougue deve fazer a limpeza a cada 2 horas de expediente, para que consiga remover todos os resíduos da luva e evite contaminação ao trabalhar com luvas sujas.

Todos os colaboradores de açougue devem ser orientados em relação às medidas de higienização de seus EPIs. Tendo em vista que, é essencial seguir todos os padrões estabelecidos pelas normas regulamentadoras.

Onde encontrar luva de aço para açougueiro?

A Prometal EPIs disponibiliza todos os equipamentos de proteção individual que sua equipe possa necessitar, inclusive luvas de aço.

Aproveite todos os EPIs de alta qualidade que oferecemos, para comprar em poucos cliques a luva de aço e todos os demais itens que seus profissionais necessitam.

Nós também disponibilizamos uma equipe especializada e pronta para esclarecer suas dúvidas durante a compra dos EPIs. Bem como, somos uma empresa com catálogo variado de EPIs das principais marcas disponíveis no mercado.

Assim, possibilitamos a entrega de materiais de alta qualidade para cada profissional de sua equipe, aliado à garantia de ter todos os produtos necessários para atuação diária.

Aproveite para cotar todos os EPIs necessários e receber em seu endereço os itens que são indicados para proteger seus profissionais.

Conte com a Prometal EPIs em todas as suas demandas de proteção dos trabalhadores e adequação do espaço de trabalho para um ambiente laboral mais seguro.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.