Blog   EPIs   22 de fevereiro de 2023

Cores para o capacete de segurança de obra? Saiba mais sobre o tema!

Tempo de Leitura: 5 minutos
cores para o capacete de segurança

Já reparou que existem diferentes cores para o capacete de segurança usado nas obras? As cores simbolizam uma mensagem importante no canteiro de obras.

Tendo em vista que, são responsáveis por definir a função de cada profissional no canteiro de obras.

Nós vamos te explicar com mais detalhes as cores dos capacetes e como essa comunicação visual funciona e é importante no ambiente da obra.

As cores para o capacete são divididas de acordo com a função na obra

O principal ponto a ser compreendido na hora de comprar capacetes para canteiro de obras é que, as cores para o capacete dependem diretamente de qual é a função de cada profissional na obra.

Por isso, cada obra faz uso dos capacetes separando em cor os profissionais. O pedreiro tem um capacete diferente do engenheiro, que é diferente do técnico de segurança do trabalho e assim por diante.

Afinal, em canteiros de grandes obras é comum que trabalhem inúmeros profissionais ao mesmo tempo e por muitas vezes, eles não se conhecem.

Justamente por ser um local com muitos funcionários atuando ao mesmo tempo. Quando ocorre a separação em cor, é possível ter uma dinâmica otimizada de relacionamento justamente por causa do reconhecimento fácil e rápido pela visualização do capacete de qual é a função de cada um.

O que estabelece hierarquia e facilita o cotidiano na obra. Mas isso não significa que toda obra use obrigatoriamente as mesmas cores para as mesmas funções.

Significado das cores para o capacete de segurança de obra

Agora que já entendeu que as cores são uma linguagem própria dos capacetes na obra, facilitando o cotidiano dos profissionais, é útil saber como essas cores são distribuídas.

Não existe uma regra única de possa ser aplicada em todo canteiro de obra. No entanto, o mais habitual é que as cores sejam usadas da seguinte forma:

  • Capacete amarelo: visitantes;
  • Capacete azul: pedreiros;
  • Capacete verde: servente, operários, técnico em segurança do trabalho, armadores;
  • Capacete branco: engenheiro, estagiário, mestre de obras e encarregado;
  • Capacete vermelho: carpinteiros e bombeiros.

Apesar de ser uma lógica de distribuição das cores que pode ser usada por todo interessado em proteger os profissionais em seu canteiro de obras, é possível simplesmente trocar a relação entre cores e funções.

Em momentos onde a construção civil está muito aquecida é comum ter dificuldade de encontrar todos os EPIs necessários em um único local.

Por isso, trocar as cores e estabelecer um padrão próprio para seu canteiro de obras tende a facilitar a compra dos equipamentos de proteção.

Se a empresa fornecedora tem os capacetes vermelhos em excesso e verde em escassez, por exemplo, é possível colocar os serventes e operários de vermelho e usar o verde para os engenheiros.

Essa troca facilitaria a compra e no primeiro dia da equipe trabalhando no canteiro de obras é possível estabelecer a ordem com as cores que foram adquiridas.

Dessa forma, todos saberão o funcionamento daquela obra em específico e poderão seguir o padrão estabelecido sem fazer nenhuma confusão.

Tendo em vista que, muito embora o usual seja branco para engenheiros, amarelo para visitantes e assim por diante, a mudança pode ser necessária para facilitar a compra. E não há uma regra que impeça essa mudança.

O uso de capacete é indispensável em obra

Além de comprar a quantidade correta das cores adequadas para cada profissional em sua equipe, é importante saber que o uso de capacete é essencial em todos os canteiros de obras.

Uma vez que, os capacetes são responsáveis por proteger a cabeça do profissional caso algum objeto caia. Evitando que a cabeça receba todo o impacto dessa queda de objeto.

Não é raro que acidentes ocorram em canteiros de obras, justamente por causa da queda de objetos e até mesmo tombos por causa de itens deixados fora do lugar ideal.

Estar bem protegido é indispensável para que o eventual acidente não venha a ser fatal ou causador de algum dano irreversível para a saúde do colaborador.

Por isso, além de oferecer a cor ideal, é importante disponibilizar o tipo certo de capacete. Tendo em vista que, existem modelos com aba frontal, modelos com aba em todo o casco do capacete, alguns possuem abafador acoplado e outros apresentam ajuste fácil.

Escolher a opção compatível com a demanda de sua equipe vai ajudar justamente a acertar na compra, para garantir que todos os profissionais tenham o melhor equipamento de proteção individual disponível.

Viabilizando que seja possível evitar os acidentes e garantir que o profissional tenha conforto durante o uso dos EPIs, para que os itens não diminuam a eficiência durante a jornada de trabalho do profissional.

É dever do profissional manter a qualidade do capacete

Todo profissional deve ser orientado por seus superiores em relação ao uso adequado de todos os EPIs necessários para trabalhar em canteiro de obras.

Uma vez que, é um ambiente repleto de riscos e todos os profissionais precisam estar com os equipamentos de proteção individual em uso para evitar que um acidente inevitável se torne fatal.

Infelizmente muitos profissionais possuem péssimos hábitos em relação a conservação dos equipamentos. E com isso, acabam diminuindo a vida útil dos itens que são necessários para o cotidiano de trabalho.

O ideal é que recebam a orientação de uso, higienização e armazenamento e exista um profissional responsável por acompanhar se as orientações estão sendo seguidas.

É preciso fazer também a inspeção periódica da qualidade dos equipamentos de proteção individual usados na obra.

Dessa forma, a empresa consegue garantir que todos os colaboradores estão com os itens em perfeito estado de conservação para que o uso seja eficiente em relação a proteção individual.

Evitando que em caso de acidente o EPI esteja em más condições e possa ser ineficiente para a proteção.

Faça substituição imediata dos EPIs conforme necessidade

Além de orientar os profissionais a manterem a qualidade dos EPIs com a manutenção adequada, é importante também ter o cuidado de substituir o equipamento caso o mesmo não esteja em boas condições.

Quando a equipe é orientada corretamente, os profissionais sinalizam a necessidade de substituição do equipamento por eventual problema.

Garantindo que essa troca possa ser ágil, para garantir a segurança de todos que estão trabalhando no local.

Afinal, o capacete é responsável por evitar que acidentes se tornem graves com a queda de itens durante a dinâmica de trabalho no canteiro de obra.

Prometal EPIs: encontre as cores para o capacete de segurança de sua equipe

A Prometal EPIs tem linha completa de capacetes de diferentes cores para atender a demanda de proteção de toda a sua equipe no canteiro de obras.

Com time de profissionais especializados em EPIs, a Prometal te auxilia em todas as etapas da compra, garantindo o esclarecimento de suas dúvidas e a disponibilização de todas as informações necessárias para a compra assertiva de equipamentos de proteção individual.

Dessa forma, sua equipe sempre estará bem protegida, independentemente de qual seja a sua demanda.

Encontre todos os itens necessários para seus profissionais em um único lugar, para garantir uma compra facilitada, assertiva e pautada pela qualidade. Aproveite que agora já sabe mais sobre as cores para o capacete de segurança de obra, para que possa fazer a melhor escolha na sua compra.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.