Como planejar a compra de EPI da minha empresa?

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planejar a compra de EPI

Manter a empresa em dia com a legislação é um grande desafio para os empregadores, pois são muitas as normas a serem seguidas pela Segurança do Trabalho. Por este motivo, planejar a compra de EPI é uma das estratégias que ajudam neste processo. 

Não ter este cuidado pode ser prejudicial para a empresa por dois motivos: o primeiro e mais óbvio é colocar os trabalhadores em exposição desnecessária ao risco. Podendo causar acidentes e doenças ocupacionais que poderiam ser evitados. 

O segundo motivo é que sem um planejamento adequado aumentarão as possibilidades de multas e processos judiciais na sua empresa. Seja por uma Auditoria Fiscal que identifique alguma falha neste sentido, seja pela ocorrência de algum imprevisto que irá evidenciar o descaso da empresa com os equipamentos.

A verdade é que planejar a compra de EPI em uma empresa traz inúmeros benefícios, além dos que mencionamos. E é isso que falaremos neste artigo! Iremos mostrar a você como realizar um planejamento adequado, quais as vantagens que isso trará e como você pode, inclusive, economizar desta forma. Acompanhe! 

O que são os EPIs e qual sua importância? 

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são peças imprescindíveis para a segurança dos colaboradores que atuam expostos a riscos no ambiente de trabalho. Isso porque de todas as Medidas de Controle de Risco, eles são a última a ser tomada. 

Ou seja, são considerados “a última cartada” do empregador para proporcionar um ambiente de trabalho seguro, com riscos atenuados. Além de tudo isso, são itens de fornecimento obrigatório por parte da empresa, que deverá fazer isso gratuitamente. 

Os EPIs são regulamentados pela Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6), que deve ser seguida passo a passo para assegurar que todos estejam em segurança. Segundo o item 6.1, é considerado equipamento de proteção individual:

“…Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.”

No entanto, não basta só isso. Para ser considerado dessa forma, é obrigatório que o equipamento possua o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Esta certificação indica que o produto foi fabricado corretamente e, por isso, está apto a oferecer a segurança a qual se propõe.

Como já mencionamos, o fornecimento dos equipamentos deverá ser feito pelo empregador, bem como planejar a compra de EPI entre outras responsabilidades. Sabemos que são muitas, mas este é só mais um motivo para que você mantenha uma gestão de EPIs adequada.  

Isso trará a tranquilidade que você precisa para ter certeza de que os seus colaboradores estão seguros durante as atividades; E que a sua empresa estará livre de multas e processos judiciais que poderiam ser evitados se houvesse um planejamento prévio. 

Por isso, vamos ver nos parágrafos seguintes o que você precisa fazer para planejar a compra de EPI na sua empresa! Este simples ato trará não só a segurança que você precisa, como também economia para o seu bolso. 

Como planejar a compra de EPI em 5 passos

Sabemos que os EPIs são uma grande questão nas grandes empresas. Acontecem extravios, alguns modelos quebram, saem da validade, se perdem pelo caminho… São muitas as possibilidades que implicam na recompra dos equipamentos! 

Se você trabalha com isso, sabe bem do que estamos falando… E em qualquer um desses casos ocorre o que nós menos esperamos: trabalhadores em situação de risco iminente e a empresa aberta à multas e processos judiciais por este motivo. 

Todos esses imprevistos acontecem, e irão continuar acontecendo. Porém, se você souber como planejar a compra de EPI corretamente, poderá evitar muitos problemas pois sua empresa muito dificilmente será pega de surpresa.

Dessa forma, você saberá exatamente quando deverá comprar equipamentos novos, atualizar o estoque, substituir EPIs vencidos, encontrar produtos perdidos… Tudo com a antecedência que você precisa para garantir oportunidades no mercado, como melhores condições de investimento, promoções, entre outros.

O que muita gente não sabe, é que planejar a compra de EPI pode ser muito simples e resolvido em apenas 5 passos. Claro que se você nunca tiver pensado nisso antes, poderá haver um tempo para adequação da empresa.

No entanto, uma vez posta em prática, você começará a ver os resultados que trarão apenas benefícios! Conforme mencionamos, existem 3 simples passos para que você realize um planejamento de compra de EPIs completo e organizado. 

Veja abaixo quais são eles! 

PPRA 

O PPRA é o primeiro grande passo sempre que pensamos em EPIs. Isso porque esta é a sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, situação primordial para identificar quais os equipamentos serão necessários para as atividades na sua empresa.

Este programa é previsto pela NR 9, que tem como principal objetivo:

“Estabelecer a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.”

Assim sendo, o PPRA é o primeiro grande passo para definir quais EPIs serão necessários, já que ele antecipa, reconhece e avalia os riscos existentes no ambiente. Além disso, o PPRA também é responsável por definir todas as Medidas de Controle de Risco que serão tomadas. 

Lembra que mencionamos que o EPI é a última das medidas? Isso tem a ver com a Hierarquia de Controle de Risco, que determina estratégias de eliminação ou atenuação dos riscos. Primeiro, elimina-se o agente. Depois, são inseridas medidas de controle no ambiente de trabalho. 

Por último mas não menos importante, aplica-se medidas preventivas no receptor do risco. Ou seja, no trabalhador! É aí que entram os EPIs. Portanto, lembre-se que planejar a compra do EPI começa sempre com uma elaboração adequada e correta do PPRA. 

Tendo os riscos devidamente identificados e as medidas de controle de risco apontadas, a equipe responsável poderá definir os equipamentos necessários. Assim, podemos passar para o próximo ponto! 

Gestão de EPIs

Tendo os equipamentos necessários devidamente identificados, é hora de pensar em uma boa Gestão de EPIs. Isso fará com que diminuam os casos de extravio, perdas e roubos, sem contar que irá colaborar para manter os equipamentos nas melhores condições de uso.

Utilizar um produto que esteja quebrado ou fora do prazo de validade, por exemplo, poderá resultar em acidentes do trabalho que podem até ser fatais! Além de isso prejudicar o colaborador de uma maneira indescritível, prejudica também a empresa que certamente será autuada pela falta de responsabilidade com o fornecimento do equipamento.

A NR 6 deixa bem claro que dentre as obrigações do empregador, estão: substituir o equipamento sempre que for extraviado ou danificado; responsabilizar-se pela manutenção periódica e manter registrado o fornecimento do EPI para cada colaborador. 

Já imaginou fazer tudo isso sem um planejamento adequado? Por este motivo, a Gestão de EPIs é fundamental, até mesmo para planejar a compra de EPI de uma maneira mais simples e assertiva. 

Pensando em ajudar você, desenvolvemos dois materiais totalmente gratuitos que irão facilitar e muito a sua gestão de EPIs: a Ficha de EPI e a Planilha de Controle de Estoque. Saiba mais logo abaixo! 

Ficha de EPI

A Ficha de EPI é um material que possui a finalidade de registrar a entrega dos equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. Sempre que um produto for entregue ao colaborador, a ficha deverá ser preenchida seguindo os passos corretamente.

O intuito é manter registrado que a empresa fez a sua parte no que se refere ao fornecimento obrigatório dos equipamentos, além de permitir a identificação de qual funcionário está responsável por qual equipamento, entre outros. 

Outro ponto positivo da Ficha de EPIs é que sabemos que, muitas vezes, acontece uma falta de responsabilidade tanto do lado do empregador quanto do empregado. Isso porque muitas vezes pode acontecer do empregador se recusar a fornecer o equipamento ou ao contrário: o colaborador se recusar a utilizar.

Em qualquer uma dessas hipóteses, o trabalhador estaria atuando em exposição aos riscos e a empresa exposta a complicações judiciais. Através da Ficha de EPIs você consegue ter este controle nas suas mãos, o que irá facilitar muito a sua vida.

Dessa forma, você estará em contato direto com os equipamentos para saber se todos estão em plena condição de uso. Isso irá facilitar para que você possa planejar a compra de EPI com mais tranquilidade e somente quando houver necessidade. 

Baixe gratuitamente a nossa Ficha de EPIs.

Planilha de Controle de Estoque

A prevenção de acidentes começa no planejamento de ações que combatem os riscos ambientais. Por isso, contar com ferramentas como a Ficha de EPIs e a Planilha de Controle de Estoque é uma ótima alternativa para planejar a compra de EPI na sua empresa. 

Diferente da ficha que vimos anteriormente, a Planilha de Controle de Estoque, como o próprio nome já sugere, serve para controlar a entrada e saída de EPIs no estoque da empresa. Um passo fundamental para um planejamento adequado!

Assim, você identifica com facilidade e antecedência todos os equipamentos que irão faltar em um determinado momento, o valor gasto nas compras, saldo e situação atual dos EPIs, quais precisam ser repostos/trocados/substituídos…

Dessa forma, o gestor poderá administrar as medidas que deverão ser tomadas com tempo, sem pressa e podendo aproveitar boas oportunidades do mercado. Não tem nada pior do que sair correndo para fazer algo às pressas… E é isso que aconteceria sem o planejamento adequado da compra de EPIs. 

Por este motivo, a Planilha de Controle de Estoque consegue gerar uma projeção de compra e de custos de cada produto! Evitando que você seja pego de surpresa e tenha que sair correndo para comprar equipamentos por valores que muitas vezes poderiam ter sido melhor negociados.

Pensando em ajudar você também com essa questão, desenvolvemos uma planilha completa e com fórmulas aplicadas para que você possa utilizar na sua empresa! Você pode baixar agora mesmo e é só preencher sempre que necessário. 

Distribuidor de EPIs de Confiança

O último passo para planejar a compra de EPI na sua empresa é encontrar um distribuidor de EPIs que seja da sua confiança. Essa simples ação irá fechar com chave de ouro o seu planejamento de aquisição dos equipamentos, pois depois de ter tudo registrado e organizado, bastará encontrar um fornecedor que ofereça oportunidades imperdíveis. 

É isso mesmo! Existe uma grande diferença entre comprar equipamentos de proteção em fornecedores de confiança e em fornecedores comuns. Se você optar por uma loja especializada, irá desfrutar de vantagens como: condições de pagamento mais adequadas para o seu negócio; acesso a melhores marcas do mercado; entre outros.

Se você contar com a Prometal EPIs por exemplo, poderá fazer apenas uma ligação que todo o processo estará resolvido para você. Tendo em mãos o controle de EPIs e o planejamento de compra, você só precisará encontrar o parceiro responsável por transformar toda a papelada em realidade.

Aqui na loja, nós contamos com um estoque de mais de 4.000 itens a pronta entrega. Preparamos isso pois sabemos que, muitas vezes, o cliente não possui um planejamento de compra de EPIs adequado e por isso não pode perder tempo esperando equipamentos chegarem.

É preciso agilidade quando se trata de Segurança do Trabalho, afinal de contas, estamos lidando diretamente com vidas. Você concorda? Por esta razão, nunca se esqueça: conte sempre com a Prometal EPIs! 

Planejar a Compra de EPI só traz vantagens! 

Agora que você já sabe que planejamento e organização só trazem produtividade e segurança para o seu trabalho, que tal compartilhar este conteúdo com seus colegas? Para que este processo seja feito com assertividade, é preciso que todos estejam cientes de suas obrigações. 

E então, pronto para colocar a mão na massa?

Continue a sua leitura com Além das NRs: legislações da Segurança do Trabalho.

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