Blog   EPIs   13 de maio de 2019

Chuveiro e Lava-Olhos: o que é e para que serve?

Tempo de Leitura: 4 minutos

chuveiro e lava-olhos

Se você trabalha diariamente com Serviços de Saúde, então você deve ter ouvido falar no Chuveiro e Lava-Olhos de Emergência.  Principalmente se atua exposto a agentes químicos,

Este é um equipamento imprescindível para a segurança dos trabalhadores da área. É como se fosse um atendimento de primeiros socorros — capaz evitar uma possível piora do quadro em que o colaborador se encontra.

No artigo de hoje nós vamos entender o que é, para que serve e quais as melhores práticas para utilizar um Chuveiro e Lava-Olhos com segurança.

Acompanhe!

O que é e para que serve o Chuveiro e Lava-Olhos?

O Chuveiro e Lava-Olhos não é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sim, um Equipamento de Proteção Coletiva. O motivo disso, é claro, se dá porque apenas uma unidade deste equipamento é capaz de atender uma equipe inteira de funcionários.

O principal objetivo deste EPC é a higienização imediata dos olhos, face, mãos e qualquer outra parte do corpo do trabalhador que tenha sido contaminada, seja por substâncias químicas ou até mesmo poeira, resíduos, entre outros.

Por este motivo, sua instalação torna-se fundamental não só na área dos Serviços da Saúde… Como também em algumas indústrias de construção e/ou reparação naval, laboratórios ou em qualquer outra área em que haja o contato com agentes químicos.

Tipos de Chuveiro e Lava-Olhos

Hoje em dia você encontra mais de um tipo de Chuveiro e Lava-Olhos no mercado.

Você pode encontrar apenas o lava-olhos, que são dois chuveiros pequenos de média pressão, voltados para cima e com o acionamento manual, que acompanha uma bacia acoplada para evitar que a água caia diretamente no chão;

Veja aqui um exemplo deste modelo.

Poderá encontrar também o lava-olhos portátil, que é um pequeno frasco, leve e higiênico para a higienização ocular e uma prestação de socorro imediata nesta área;

Veja aqui um exemplo deste modelo.

Também poderá encontrar o Chuveiro e Lava-Olhos acoplados um no outro, que é o principal e mais completo item que mencionamos neste artigo, pois vem com o lava-olhos, o chuveiro e a bacia para evitar desperdício de água;

Veja aqui um exemplo deste modelo.

E ainda, poderá encontrar a Ducha Oftalmológica, que é composta por um quadro de fixação em parede com cinco duchas oftálmicas com capacidade de 500 ml cada. Este modelo é recomendado para locais com muita poeira e insetos.

Veja aqui um exemplo deste modelo.

Como o Chuveiro e Lava-Olhos é regulamentado?

Podemos ver o Chuveiro e Lava-Olhos definido pela Norma Regulamentadora de número 32 (NR 32), que versa sobre a Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde.

Esta NR tem como principal objetivo estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Dessa forma, na NR 32 as medidas de segurança para essa área ocupacional estão divididas por grupos de Risco. São eles:  

  • 32.2 Dos Riscos Biológicos
  • 32.3 Dos Riscos Químicos
  • 32.4 Das Radiações Ionizantes
  • 32.5 Dos Resíduos
  • 32.6 Das Condições de Conforto por Ocasião das Refeições
  • 32.7 Das Lavanderias
  • 32.8 Da Limpeza e Conservação
  • 32.9 Da Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Se você entendeu direitinho este artigo até agora, então já deve imaginar em qual grupo de risco o  Chuveiro Lava-Olhos se enquadra.

Isso mesmo: Nos Riscos Químicos!

Logo após todas as definições, no item 32.3.7 vemos as Medidas de Proteção para a segurança dos profissionais que atuam naquele local.

Entre essas medidas, está o item 32.3.7.1.3 que regulamenta que o local que apresente tais Riscos Químicos deva dispor de, no mínimo:

  1. sinalização gráfica de fácil visualização para identificação do ambiente, respeitando o disposto na NR-26;
  2. equipamentos que garantam a concentração dos produtos químicos no ar abaixo dos limites de tolerância estabelecidos nas NR- 09 e NR-15 e observando-se os níveis de ação previstos na NR-09;
  3. equipamentos que garantam a exaustão dos produtos químicos de forma a não potencializar a exposição de qualquer trabalhador, envolvido ou não, no processo de trabalho, não devendo ser utilizado o equipamento tipo coifa;
  4. Chuveiro e lava-olhos, os quais deverão ser acionados e higienizados semanalmente;
  5. equipamentos de proteção individual, adequados aos riscos, à disposição dos trabalhadores;
  6. sistema adequado de descarte.

Como você viu, o Chuveiro e Lava-Olhos é um item obrigatório para a segurança do trabalhador. Por isso, deve ser localizado em local de fácil acesso, sem obstáculos no caminho e prontos para um atendimento imediato.

Não esqueça também da higienização do equipamento, que deve ser feita semanalmente.

Qual a diferença do EPI e EPC?

Os Equipamentos de Proteção Coletiva servem para proteger o ambiente de trabalho. Por isso, como o próprio nome já diz, são de uso coletivo.

São medidas de segurança adotadas para diminuir ou eliminar os riscos ambientais identificados através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

A definição dos EPCs é feita antes da definição dos EPIs. O motivo é simples: o EPI é a última medida de controle de risco a ser tomada. Ou seja, quando todas as outras medidas já tiverem sido implementadas, o uso do EPI torna-se fundamental.

Sendo assim, o Equipamento de Proteção Individual, como o próprio nome já diz, é uma proteção individual para cada colaborador. Seu uso é regulamentado pela NR 6, e o fornecimento também é obrigatório por parte do empregador.

Saiba mais sobre as diferenças entre EPI e EPC.

Gostou deste artigo?

Compartilhe com os seus colegas, deixe o seu comentário! Nos ajude a compartilhar informação de qualidade sobre Segurança do Trabalho por aí.

Até o próximo post!

Continue a sua leitura e Saiba tudo sobre as Medidas de Controle do Risco.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.