Blog   Notícias   14 de outubro de 2019

Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho

Tempo de Leitura: 7 minutos
Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho

O Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho é um material elaborado pela Revista Proteção, da editora Proteção Publicação e Eventos. Nele são trazidos todos os dados atualizados referentes a acidentes e doenças ocupacionais ocorridos no Brasil. 

Este material faz parte do Anuário Brasileiro de Proteção – um conteúdo extenso e repleto de informações atualizadas sobre Saúde e Segurança do Trabalho. Esta já é a 24ª edição do projeto e, por isso é muito interessante para conseguirmos analisar o cenário brasileiro.

As estatísticas nacionais e regionais, encontradas no Anuário, são incrementadas com dados de séries históricas além de projeções para o futuro. Além disso, você também pode conferir um panorama acidentário global de acordo com as informações disponibilizadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Conhecer os principais pontos do Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho é fundamental para a sua empresa. Assim, além de atualizar o seu conhecimento, você terá ainda mais embasamento para a conscientização da sua equipe quanto ao riscos presentes no ambiente. 

No artigo de hoje, iremos fazer um resumo para você de tudo que você precisa saber para se atualizar neste assunto. Fique ligado! 

O que diz o Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho?

Felizmente, as notícias são boas no anuário deste ano! O Brasil, que por muito tempo ocupou o 4º lugar no Ranking Mundial de acidentes de trabalho, parece estar se encaminhando para se tornar um país mais seguro para os trabalhadores. Isso porque os números aparecem em queda!

Na verdade, não é só neste ano. Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS), nos últimos 10 anos esses dados já vêm apontando uma queda. O que é uma notícia melhor ainda não só para quem é da área da Segurança do Trabalho, como para todos os trabalhadores do país.

Segundo dados divulgados no final do ano passado pela Secretaria da Previdência, de 2016 para 2017 houve uma redução de mais de 30 mil acidentes. Enquanto em 2016 foi 585.626 o número de acidentes registrados, em 2017 foram 549.405 – uma diminuição de 6,18%.

Outra boa notícia é que o número de casos envolvendo fatalidades também diminui entre estes dois anos do estudo. De 2.228 mortes durante a jornada de trabalho registradas em 2016, o número passou para 2.096 em 2017. 

Quanto aos acidentes que resultam em incapacitações permanentes, novamente uma boa notícia. Durante o mesmo período, o número caiu de 14.981 para 12.651 casos registrados. Mas a maior diferença mesmo foi quanto aos casos de doenças ocupacionais. 

Segundo o Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho, em 2016 foram 13.927 casos de doenças ocupacionais registradas. Já em 2017 este número caiu para 9.700 – resultando na maior queda percentual do estudo que analisa a Segurança do Trabalho no Brasil. 

No entanto, analistas da Previdência Social veem o motivo da queda: dificuldade na identificação da relação doença x trabalho; e a consequente demora na elaboração da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). 

Tabelas do Anuário das Estatísticas dos Acidentes do Trabalho

O Anuário das Estatísticas dos Acidentes do Trabalho traz, também, 27 tabelas e 5 gráficos repletos de dados específicos quanto aos fatos. Em cada uma dessas tabelas você vai encontrar informações relacionadas a um determinado setor. 

Veja abaixo a lista das tabelas e os respectivos links. Caso você queira conferir uma a uma, basta clicar em cima do nome respectivo. 

Tabela 1: Acidentes de Trabalho ocorridos nos últimos 48 anos. 

Aqui você vai encontrar os números referentes aos Acidentes de Trabalho no Brasil dentro do período de 1970 a 2017. 

Tabela 2: Acidentes Registrados

Esta tabela mostra o número total de Acidentes de Trabalho registrados em 2017, separados por região do Brasil. 

Tabela 3: Acidentes de Trabalho por Idade 

Informações sobre os acidentes registrados em 2017 por motivo e sexo, segundo os grupos de idade.

Tabela 4: Histórico de acidentes por gênero nos últimos 13 anos

Dados referentes aos acidentes de trabalho registrados por motivo e sexo entre os anos de 1998 e 2017. 

Tabela 5: Histórico de Acidentes por Idade nos últimos 13 anos

Nesta tabela encontram-se os dados referentes aos acidentes de trabalho registrados entre os anos de 2005 a 2017, de acordo com os grupos de idades.

Tabela 6: Histórico de Acidentes por idade, sexo masculino, nos últimos 13 anos

Acidentes de trabalho registrados entre o período de 2005 a 2017 do sexo masculino, separados por faixa etária.  

Tabela 7: Histórico de Acidentes por idade, sexo feminino, nos últimos 13 anos

Acidentes de trabalho registrados entre o período de 2005 a 2017 do sexo feminino, separados por faixa etária. 

Tabela 8: Acidentes liquidados

Nesta tabela encontram-se os números sobre os acidentes de trabalho liquidados, ou seja, que já foram resolvidos pela previdência social. Todos ocorridos em 2017. 

Tabela 9: Histórico de Acidentes liquidados

Aqui você encontra o número de doenças e acidentes ocupacionais ocorridos no Brasil entre os anos 1990 a 2017. 

Tabela 10: Custos de Acidente

Nesta tabela é possível encontrar o valor mensal das despesas do INSS segundo as rubricas acidentárias ocorridas em 2017. Além disso, veja também o valor anual das despesas, de 2003 a 2017. 

Tabela 11: Histórico da atuação da fiscalização do MTE

Dados referentes ao serviço de Inspeção da Segurança do Trabalho no Brasil durante 16 anos: de 2000 a 2016. 

Tabela 12: Concessão de Benefícios

Aqui você encontra a evolução do benefício do Auxílio Doença Previdenciário e Acidentário, de 2006 a 2017. 

Tabela 13: Partes do Corpo mais afetadas

Tabela com os dados referentes aos tipos de acidentes e partes do corpo que foram mais afetadas em 2017, sendo os membros superiores os com maior incidência. 

Tabela 14: Histórico das partes do corpo mais afetadas

Quantidade de acidentes de trabalho registrados por motivo, segundo os códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID) mais incidentes. Dados referentes aos anos de 2008 a 2017. 

Tabela 15: Acidentes em cada setor

Acidentes de trabalho registrados por motivo, segundo o setor da atividade econômica em 2017. 

Tabela 16: Histórico de acidentes em cada setor

Acidentes de trabalho registrados por motivo, segundo o setor da atividade econômica, ocorridos entre os anos de 2010 e 2017. 

Tabela 17: Histórico de acidentes típicos de cada setor

Números dos acidentes de trabalho típicos registrados segundo o setor da atividade econômica entre os anos de 2010 e 2017.

Tabela 18: Histórico de acidentes de trajeto em cada setor

Aqui você encontra os acidentes de trajeto registrados em cada setor da atividade econômica entre os anos de 2010 e 2017. 

Tabela 19: Histórico de doenças ocupacionais em cada setor

Nesta tabela são encontrados todos os dados referentes às doenças de trabalho registradas em cada setor, durante os anos de 2010 a 2017. 

Tabela 20: Histórico de acidentes SEM CAT registrados em cada setor

Acidentes sem a Comunicação de Acidente de Trabalho, divididos pelo setor da atividade econômica entre os anos de 2010 a 2017.

Tabela 21: Últimos anos em cada setor

Aqui você encontra todos os números de acidentes de trabalho registrados em cada setor dentro do período de 2000 a 2017. 

Tabela 22: Acidentes por Ocupação

Números referentes aos acidentes de trabalho registrados por motivo, segundo os subgrupos da Classificação Brasileira de Ocupações. Dados de 2017.

Tabela 23: Histórico dos Acidentes por Ocupação

Números referentes aos acidentes de trabalho registrados por motivo, segundo os subgrupos da Classificação Brasileira de Ocupações. Dados de 2010 a 2017.

Tabela 24: Histórico de Acidentes típicos por ocupação.

Total de acidentes de trabalho típicos, segundo os dados da Classificação Brasileira de Ocupações, entre os anos de 2010 a 2017. 

Tabela 25: Histórico de Acidentes de trajeto por ocupação

Aqui você encontra o total de acidentes de trajeto separados pelos subgrupos da Classificação Brasileira de Ocupações.

Tabela 26: Histórico de Doenças de Trabalho por ocupação

Todos os dados referentes às doenças de trabalho registradas entre 2010 e 2017 separadas pelo tipo de ocupação. 

Tabela 27: Histórico de Acidentes sem CAT por ocupação

Na última tabela do Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho, vemos a lista com o histórico de acidentes sem CAT, separados pela ocupação. 

Gráficos do Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho no Brasil 

Se você preferir, em vez de analisar os milhares de números das tabelas acima, pode fazer uma rápida análise do cenário através dos gráficos. O Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho traz 5 gráficos informativos excelentes.

Pensando em facilitar para você, trouxemos aqui cada um deles. Veja só! 

Gráfico 1: Evolução da Prevenção no Brasil, desde a época de 1970.

Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho

Gráfico 2: Números referentes às vítimas fatais em Acidentes de Trabalho

Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho

Gráfico 3: Número de Óbitos / Acidentes

Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho

Gráfico 4: Acidentalidade 

Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho

Gráfico 5: Doenças Ocupacionais

Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho

E o Cenário Global? 

O Anuário Brasileiro de Proteção traz também, além das estatísticas dos acidentes, uma atualização do cenário global nestes aspectos. Os números mostram a realidade acidentária em 212 países, desde 2005, e trazem informações interessantes para se analisar.

Para a análise, são levados em consideração a quantidade de trabalhadores em cada país, a população em geral, o PIB per capita, o total de acidentes de trabalho, o total de acidentes a cada 100 mil trabalhadores, o total de mortes e o total de mortes a cada 100 mil trabalhadores do país. 

Dessa forma, vemos que infelizmente quanto ao número de mortes por acidentes do trabalho, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Quanto aos acidentes de trabalho em geral, estamos agora em 5º lugar atrás de México, França, Alemanha e Estados Unidos. 

Quanto ao fato de termos países em primeiro mundo no topo das listas, não quer necessariamente indicar condições de trabalho precárias. Pode acontecer apenas das estatísticas serem mais fidedignas do que os países menos desenvolvidos. 

Compartilhe esses dados com sua equipe!

Agora que você está atualizado dos dados do Anuário das Estatísticas dos Acidentes de Trabalho no Brasil, é hora de compartilhar o que sabe. Marque uma reunião com a sua equipe e passe as atualizações adiante. 

Se ficar com alguma dúvida, conte sempre com a Prometal EPIs! 

Continue a sua leitura com 10 Dicas (e uma extra) para a Prevenção de Acidentes.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.