Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Os EPIs para proteção respiratória

Tempo de Leitura: 7 minutos
EPIs para proteção respiratória

Os EPIS para proteção respiratória são respiradores e máscaras que protegem os trabalhadores contra a inalação de contaminantes. Esses contaminantes podem ser gerados por agentes químicos como poeiras, névoas, fumos, gases e vapores e também usados em caso de deficiência de oxigênio. 

A verdade é que o em várias atividades de trabalho, existem inúmeros contaminantes que ficam suspensos no ar. Por este motivo, é fundamental assegurar que os trabalhadores não inalem esses agentes que poderiam resultar em doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho.

O ar que respiramos é composto de aproximadamente 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Esta combinação proporciona a vida! A saúde é muito importante, é preciso protegê-la. Respirar ar puro é essencial para uma vida saudável, caso contrário, o trabalhador estará sujeito a irritações, indisposições, problemas de saúde e até mesmo morte.

Portanto, se você deseja conhecer os EPIs para Proteção Respiratória, fique ligado neste artigo. Iremos mostrar a você o que significa a proteção respiratória, a que ela protege, quais os EPIs utilizados e muito mais. Boa leitura! 

O que é a Proteção Respiratória?

Proteção Respiratória é o controle da inalação de agentes que podem ser prejudiciais à saúde, a fim de evitar contaminações e possíveis doenças. Sendo assim, podemos dizer que a proteção respiratória deverá proteger contra dois tipos de riscos: 

  1. Particulados: poeiras, névoas, fumos e partículas tóxicas;
  2. Químicos: gases e vapores.

O fato de existir esses contaminantes no ambiente de trabalho faz com que haja o risco respiratório para os trabalhadores. Isso porque esses agentes podem ser facilmente inalados e, assim, causarem algum tipo de intoxicação, envenenamento ou problemas respiratórios. 

Isso faz com que os EPIs para Proteção Respiratória tenham um papel muito importante no dia a dia desses trabalhadores. Afinal de contas, sem eles, estarão expostos a riscos desnecessários que podem causar problemas sérios tanto para o trabalhador, quanto para a empresa. 

Para definir quais os EPIs necessários é que entra a implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Esse programa é responsável por antecipar, identificar e avaliar cada um dos riscos presentes no ambiente onde serão desenvolvidas as atividades. 

A partir dessa análise inicial, são definidas as Medidas de Controle de Risco que serão aplicadas. Entre elas, os EPIs. Importante ressaltar que, se no PPRA forem encontrados Riscos Respiratórios, será necessário elaborar, também, um Programa de Proteção Respiratória (PPR). 

PPR

Diferentemente do PPRA, que é embasado pela NR 9, o PPR é regulamentado pela NR 15, que diz respeito sobre as condições insalubres de trabalho. Dentro desta NR, existem anexos específicos que determinam os limites de tolerância de exposição para cada tipo de risco. Veja abaixo essa relação: 

  • agentes químicos (anexos XI e XIII);
  • poeiras minerais (anexo XII);
  • agentes biológicos (anexo XIV).

Assim, as medidas de proteção respiratória deverão ser dadas através da observância da NR 15, de acordo com a natureza das atividades que serão desempenhadas. Além disso, a intensidade da atividade também deverá ser levada em consideração. 

Além disso, você poderá utilizar o PPR da FUNDACENTRO pois, este torna-se uma ”base” para todos que vão elaborar. Dessa forma, você evita erros que poderiam complicar a Segurança do Trabalho na sua empresa. 

Riscos Respiratórios para o trabalhador

Os riscos respiratórios são todas as alterações das condições normais do ar que possam interferir na respiração do trabalhador, gerando danos ao organismo. Para a escolha do equipamento adequado é necessário medir a concentração do agente químico no ar inspirado pelo usuário para que a mesma seja menor que a dor ar externo. 

Após o usuário selecionar o respirador apropriado, deve utilizá-lo sempre que estiver em área que necessite de proteção respiratória. É importante verificar se o seu respirador está bem ajustado ao rosto para que nenhuma impureza passe por ele.

Portanto, os equipamentos de proteção respiratória visam a proteção do usuário contra a inalação de contaminantes, proporcionando segurança ao trabalhador contra os riscos existentes pela presença de contaminantes no ar. 

Quais são os Equipamentos para Proteção Respiratória?

Os tipos de EPIs para a proteção respiratória são:

Os tipos de filtros respiratórios são:

  • Filtro Mecânico;
  • Químico; ou
  • Filtro Combinado.

A utilização dos equipamentos de proteção respiratória irá proporcionar mais qualidade de vida para o trabalhador. É importante ressaltar: tudo que o trabalhador inspirar, dificilmente ele irá expirar novamente. Todas as impurezas ficarão dentro do organismo e poderão causar malefícios à saúde, por isso, a importância da proteção respiratória para proteger os usuários contra as impurezas do ar em determinados ambientes de trabalho.

E as Máscaras Cirúrgicas, são consideradas EPI?

A Máscara Cirúrgica não é considerada um Equipamento de Proteção Individual e isso se dá por dois motivos: 

  1. Ela não consta no Anexo I da NR 6;
  2. Não possui Certificado de Aprovação – CA emitido pelo MTE. 

Para que um item seja considerado EPI, é imprescindível que ele possua essas duas características básicas, além de é claro, oferecer proteção individual ao trabalhador. 

Veja o artigo completo aqui.

Medidas de Proteção Respiratória – como funciona?

epis proteção respiratória dds

Para que sejam implementadas as Medidas de Proteção Respiratória, deverá ser feito, primeiramente, uma Medição Ambiental. Essa medição deverá analisar a temperatura, umidade e a pressão atmosférica do local aonde serão desenvolvidas as atividades. 

Através dessa medição, será possível identificar quais os EPIs para Proteção Respiratória serão necessários para quais operações. Sem essa análise minuciosa, pode ocorrer da empresa fornecer equipamentos de maneira equivocada ou mesmo ineficientes, expondo os trabalhadores a todos os tipos de risco. 

Outro ponto que deverá ser levado em consideração para a definição dos equipamentos, é o estado de saúde dos trabalhadores. Neste aspecto, exames médicos recentes deverão entrar na análise e serem observados também. 

Dentro desta avaliação médica, deverá constar:

  • o peso do respirador, o porte físico do colaborador, frequência cardíaca e respirometria, principalmente se o uso do equipamento for prolongado;
  • se o profissional faz uso de lentes de contato (informação que deve constar no prontuário);
  • caso haja histórico de alergias ou irritações na pele provocadas por sensibilidade ao contato com algum material presente no respirador;
  • se o colaborador fará uso simultâneo de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou de ferramentas pesadas.

Tendo essas informações documentadas, será possível saber a aptidão do profissional às atividades e as soluções adequadas ao risco. Dessa forma, o próximo passo será realizar os Ensaios de Vedação com os Respiradores. Esse processo é fundamental para que o EPI se adeque perfeitamente ao rosto do usuário, sendo assim, de fato eficiente. 

Sempre válido ressaltar que o uso de barba por parte dos homens (obviamente) pode atrapalhar para uma vedação adequada. Assim, a recomendação é que se for necessário o uso de respirador, a barba seja retirada para evitar interferência. 

Esse teste deverá ser feito anualmente. 

Treinamentos de Equipe

Realizar treinamentos de equipe também é uma ótima ideia para a conscientização e implementação da Proteção Respiratória. Através desses encontros, você pode promover debates, troca de conhecimento, aulas, especializações, atualização de informações e muito mais.

Aqui na Prometal EPIs, nós gostamos de dizer sempre que a informação anda de mãos dadas com a prevenção. Dessa forma, tenha sempre a certeza de que seus colaboradores estão sempre bem informados e atualizados sobre tudo que rege a Segurança do Trabalho.

Saber quais são os EPIs para Proteção Respiratória é uma coisa, mas não é só isso que eles devem saber. Saber cuidar dos equipamentos, quais as boas práticas e responsabilidades também é importante para a proteção de todos. 

Por isso, invista em treinamentos, DDS, reuniões e capacitações de equipe periodicamente ou sempre que houver alguma mudança de atividade, marca, produto, EPI, etc. Sempre que você precisar, conte com a gente para tirar dúvidas, sugestões e adquirir equipamentos.

Os EPIs e o Coronavírus

Os EPIs para a Proteção Respiratória foram muito discutidos nos últimos tempos, desde o início da pandemia do Coronavírus. Muito se falou sobre a necessidade da utilização do Respirador, depois foi permitido o uso de Máscaras Domésticas, etc. 

Em janeiro deste ano, a ANVISA lançou uma Nota Oficial com as principais recomendações para cada uma das medidas a serem implementadas no intuito de minimizar ou controlar a disseminação do Coronavírus entre a sociedade. Além disso, também foram incluídas as diretrizes para os profissionais da saúde, pessoas com sintomas, casos confirmados, acompanhantes, entre outros. 

Dessa forma, ficou definido que o EPI para Proteção Respiratória a ser utilizado nos casos de suspeita do vírus é o N95 que, aqui no Brasil, é equivalente ao PPF2 sem válvula. Ou seja, um respirador que filtre 95% das partículas.

Veja abaixo o que dizia a Nota Oficial da ANVISA com relação a demais itens de segurança: 

Casos Suspeitos ou Confirmados e Acompanhantes: 

  • Usar máscara PFF2 sem válvula; 
  • Utilizar Lenços de papel para tosse, espirros, secreção nasal; 
  • Realizar uma Higiene das mãos frequente, com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica.

Profissionais De Saúde

  • Utilizar máscaras N95, ou seja, PPF2 sem válvula;
  • Realizar Higiene das mãos com preparação alcoólica; 
  • Gorro; 
  • Óculos de Proteção ou Protetor Facial;
  • Máscara cirúrgica; 
  • Avental impermeável; 
  • Luvas de procedimento.

Profissionais de Apoio*

*Caso participem da Assistência Direta ao caso Suspeito ou Confirmado: 

  • Higiene das mãos;
  • Gorro;
  • Óculos de proteção ou protetor facial;
  • Máscara cirúrgica;
  • Avental impermeável;
  • Luvas de procedimento.

E as Máscaras de Tecido?

Também por causa da pandemia do Coronavírus, no dia 02 de abril deste ano (2020) o Ministério da Saúde divulgou uma Nota Técnica permitindo a utilização de Máscaras de Tecido para prevenir a disseminação do Coronavírus. 

Além de ser permitida sua utilização, as Máscaras poderiam ser feitas em casa, de maneira artesanal, seguindo apenas algumas regras. Como ainda estamos em período de pandemia, esta Nota segue vigente e, portanto, o uso das máscaras domésticas é permitido por qualquer pessoa, desde que não seja suspeito do vírus. 

Veja o que diz a nota:

A Lei nº 13.969, de 06 de fevereiro de 2020, e a Portaria nº 327, de 24 de março de 2020, que estabelecem medidas de prevenção, cautela e redução de riscos de transmissão para o enfrentamento da COVID-19, fixam a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

O Ministério da Saúde tem realizado ações para adquirir esses produtos de diversos fornecedores, tanto nacionais quanto internacionais. Ações no sentido de descentralizar os recursos para apoiar os estados, municípios e Distrito Federal na compra desses EPIs conforme suas necessidades. 

Diante do cenário da pandemia pelo COVID-19, há escassez de EPIs em diversos países. Em especial das máscaras cirúrgicas e N95/PFF2, para o uso de profissionais nos serviços de saúde (Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 356, de 23 de março de 2020). 

O Ministério da Saúde recomenda que máscaras cirúrgicas e N95/PFF2 sejam priorizadas para os profissionais para garantir a manutenção dos serviços de saúde. 

O uso de máscaras domésticas passa a ser um fenômeno internacional no enfrentamento do COVID-19 visando minimizar o aumento de casos. As pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente. Garantindo, assim, uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos. 

Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras domésticas em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

EPIs Para Proteção Respiratória? É na Prometal EPIs

Lembre-se que aqui na nossa loja, você não tem apenas um distribuidor de EPIs que te oferece produtos e promoções. Você tem um verdadeiro parceiro para a Segurança do Trabalho na sua empresa! 

E aí, vamos evoluir essa questão juntos? Esperamos seu contato!

Continue a sua leitura com Respirador – entenda tudo sobre este EPI!

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.