Blog   EPIs   08 de janeiro de 2018

Como escolher o calçado de segurança ideal?

Tempo de Leitura: 7 minutos

O calçado de Segurança é fundamental para a proteção do trabalhador que atua em ambientes que possuem riscos que possam afetar seus pés ou tornozelos. Por isso, é muito importante saber escolher este equipamento para que seja de fato eficiente.

Os pés são a base de sustentação do corpo humano. No dia a dia dos trabalhadores encontramos diversos riscos para proteção dos pés. A utilização inapropriada dos calçados aumentam as chances de acidentes. É importante que o usuário saiba qual o risco deverá ser eliminado no seu ambiente de trabalho para a escolha adequado do EPI.

Para isso, existe uma série de técnicas e medidas a serem tomadas para que estes riscos, também chamados de agentes ambientais, sejam previamente identificados e avaliados. Afinal de contas, somente assim poderão ser eliminados ou atenuados.

Por isso, conhecer os agentes bem como alinhá-los à estrutura e atividades da empresa é primordial para a Segurança do Trabalho. Dessa forma, para começarmos essa leitura, tenha em mente os principais Riscos Ambientais existentes no ambiente de trabalho:

  • Riscos Físicos: vibrações; temperaturas; perfurações; impactos de objetos pesados e radiação.
  • Riscos Químicos: Líquidos; vapores; poeiras e fumos.
  • Riscos Biológicos: Vírus e bactérias
  • Riscos Ergonômicos: Postura, movimentos repetitivos de pés e pernas; impactos nos pés e pernas.

Portanto, para escolher o Calçado de Segurança ideal, partimos do pressuposto que ele servirá para proteger o trabalhador de certos grupos de risco. Para saber de quais, dependeremos das estratégias de Segurança do Trabalho a serem tomadas, como o PPRA por exemplo. 

Bem, se você deseja saber mais sobre como escolher o Calçado de Segurança mais adequado, fique de olho neste artigo! Iremos mostrar a você todos os tipos existentes no mercado, o que levar em consideração (além dos riscos) para a escolha do modelo correto e muito mais.

Boa leitura! 

O que são os Calçados de Segurança

Calçado de Segurança é o nome dado ao Equipamento de Proteção Individual determinado para a proteção dos pés do trabalhador. São previstos pela Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6) e, por isso, seu uso é obrigatório por parte dos trabalhadores quando existirem riscos no ambiente de trabalho. 

De acordo com a NR 6, os calçados podem ser divididos seguindo os grupos de riscos aos quais oferecem resistência. Dessa forma, vemos no trecho G.1 os 7 diferentes grupos : 

  1. Calçado para proteção contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos;
  2. Calçado para proteção dos pés contra agentes provenientes de energia elétrica;
  3. Calçado para proteção dos pés contra agentes térmicos;
  4. Calçado para proteção dos pés contra agentes abrasivos e escoriantes;
  5. Calçado para proteção dos pés contra agentes cortantes e perfurantes;
  6. Calçado para proteção dos pés e pernas contra umidade proveniente de operações com uso de água;
  7. Calçado para proteção dos pés e pernas contra respingos de produtos químicos.

Como você pode ver, é correto afirmar que existem Calçados de Segurança com resistência a diversos os tipos de risco. Sejam eles Físicos, Químicos, Biológicos ou Ergonômicos, bem como vimos no início deste artigo. 

No entanto, além dos riscos, existem outras características que são importantes para você conhecer os Calçados de Segurança. Como por exemplo, os modelos do EPI disponíveis no mercado. É isso que veremos logo abaixo. 

Quais os Tipos de Calçados de Segurança

tipos de calçados de segurança do trabalho

Para combater os riscos, encontramos no mercado diversos tipos de calçados de segurança que irão proteger o trabalhador nas atividades que serão desenvolvidas. A proteção pode ser para áreas excessivamente úmidas; pisos irregulares ou escorregadios; choques ou batidas contra objetos; trabalho com manuseio de artefatos pesados ou cortantes; assim como na exposição a produtos químicos, calor excessivo, frio intenso, radiações e risco elétrico. 

Assim, nós podemos dividir os Calçados de Segurança em 5 tipos, que poderão ou não oferecer a proteção adequada para cada um destes riscos. Veja quais são estes tipos:

A principal maneira de diferenciar estes modelos de Calçados de Segurança é pela altura do cano. Lembre-se que enquanto o Sapato e o Tênis de Segurança possuem o cano abaixo da altura do tornozelo, a Botina e o Coturno possuem o cano mais ou menos nesta altura. Já a Bota de Segurança possui a altura do cano igual ou acima da canela. 

A escolha de um calçado de segurança correto irá refletir diretamente na produtividade do funcionário. O calçado precisa transpirar, ser confortável, durável e ter um boa absorção de impacto. Sem esquecer que para um calçado seguro, é necessário ter o certificado de aprovação – CA pelo Ministério do Trabalho.

Certificado de Aprovação – CA  

O Certificado de Aprovação – CA é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho que estabelece o prazo de validade que um EPI tem para ser comercializado. Importante ressaltar que quando falamos em ser comercializado, estamos mencionando tanto o fabricante quanto o importador, e também as revendas de EPIs ou distribuidores de EPI.

Ou seja, o Equipamento de Proteção Individual só pode ser comercializado com a indicação desta Certificação. Veja o que diz o item 6.2 da NR 6: 

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

A verdade é que o Certificado de Aprovação é a indicação de que aquele equipamento foi fabricado de acordo com as normas de segurança vigentes. Estando, dessa forma, então, apto a oferecer a segurança necessária e esperada pelo usuário do EPI. 

Portanto, outra importante dica para escolher o calçado de segurança ideal é verificar, no momento da compra, se o mesmo possui o Certificado de Aprovação e dentro da validade. 

Validade do Equipamento 

Além da Validade do Certificado de Aprovação que vimos anteriormente, é fundamental que você observe a Validade do EPI no momento de escolher o Calçado de Segurança. Isso porque ambos os prazos são importantes para que você garanta a proteção desejada.

Enquanto a Validade do CA deve ser consultada apenas no momento da compra (pois o EPI pode ser utilizado com o CA vencido, apenas não pode ser comercializado); a Validade do EPI deve ser observada mesmo após a compra. Isso porque após este prazo vencido o EPI deve ser inutilizado (ao contrário da validade do CA).  

Por este motivo, este é mais uma observação a se tomar para que você escolha um EPI adequado no momento da compra. 

Características específicas do Calçado de Segurança

Material do Cabedal

Cabedal é como se chama a parte superior do Calçado de Segurança, aquela responsável por oferecer proteção para a parte de cima do pé do usuário. Assim, oferece proteção contra diversos riscos como queda de objetos, perfurações, cortes, entre outros. 

Como você pode imaginar, por este motivo, a escolha do material desta parte do calçado é fundamental para a proteção dos riscos. Dessa forma, podemos afirmar que você poderá encontrar no mercado Cabedais produzidos em: couro, raspa, vaqueta, material sintético ou até mesmo borracha. 

No entanto, acreditamos que os materiais mais procurados sejam o Nylon, PVC, couro e o Poliuretano (PU). 

Solado do Calçado 

A escolha do Solado é de extrema importância, já que essa parte é responsável por segurar o peso do corpo do trabalhador diariamente, além de oferecer proteção contra os riscos. Além de oferecer proteção contra choques, escorregões, cortes e perfurações, o solado também oferece conforto e permite que o trabalhador fique várias horas com ele nos pés. 

Com isso em mente, saiba que você poderá encontrar basicamente 2 tipos de Solados no mercado de EPIs: o solado de Monodensidade e o Bidensidade. O solado de Bidensidade possui duas injeções de poliuretano na sola, o que o deixa mais resistente enquanto o monodensidade, possui apenas uma.  

Tipo de Biqueira

A Biqueira é o último fator que podemos listar de fundamental importância na hora de escolher o calçado de segurança ideal. Essa parte protege os dedos do trabalhador contra esmagamentos, cortes, perfurações, chutes, entre outros riscos à sua saúde e segurança física.

Dessa forma, você poderá encontrar no mercado dois principais modelos de Biqueiras: as de Bico de Aço, modelo mais clássico e antigo; e as Biqueiras de Composite, modelo mais leve e moderno.

Veja mais no nosso artigo: Bico de Aço x Bico de Composite: como escolher?

Sua principal diferença é que a Biqueira de Aço protege contra fortes impactos, quedas de objetos, cortes e perfurações e, a Biqueira de Composite, além de proteger contra tudo isso, protege também contra choques elétricos. Além de não possuir o peso do aço, que deixa o calçado de segurança mais robusto e pesado. 

Vale sempre uma ressalva: hoje em dia, acredite se quiser, há indícios de que já existem calçados de Biqueiras de Aço com resistência a choques elétricos. Estes possuem um revestimento específico impedindo que o bico de aço tenha contato com a pele do trabalhador. 

Já sabe como escolher o Calçado de Segurança ideal?

Agora você já sabe como escolher o Calçado de Segurança ideal e está pronto para oferecer aos seus trabalhadores a segurança adequada. Lembre-se sempre que a escolha do EPI deve partir do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Recapitulando, as principais observações na hora de escolher o seu calçado de segurança, são: 

  1. Possui Certificado de Aprovação em dia? 
  2. EPI está na validade?
  3. Qual o Modelo de Calçado de Segurança: Bota, Botina, Coturno, Tênis ou Sapato?
  4. Qual o Cabedal?
  5. E o tipo de Solado, bidensidade ou monodensidade?
  6. Qual o modelo da Biqueira, de Aço ou Composite?

Confira 6 dicas para Escolher o Calçado de Segurança.

Através de todas essas questões, temos certeza de que você chegará a melhor das conclusões para tomar a decisão mais assertiva para os trabalhadores da sua empresa. Proporcionar a Segurança do Trabalho é um ato de grandeza e responsabilidade com o próximo. Conte sempre com a Prometal EPIs para isto! 

Aqui na nossa Loja você tem contato direto com as melhores marcas do mercado além de vantagens exclusivas de negociação e pagamento. Oferecemos a você um atendimento técnico e especializado para que você receba a melhor orientação no momento de compra.

Sabemos que este é uma ocasião importante e que o preço não deve ser levado em consideração. No entanto, também entendemos que muitas vezes, a economia pode ajudar o empresário a focalizar o investimento da melhor maneira e por isso oferecemos também o melhor custo-benefício.

Está esperando o quê? Calçados de Segurança é na Prometal EPIs.

Continue a sua leitura com Botina de Segurança: vamos falar sobre este EPI?

Bota de Segurança: O guia para escolher o EPI correto!

Dúvidas? Envie para pensouprotecao@prometalepis.com.br!

Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários abaixo.

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.