Pirâmide de Desvios: Como reduzir os riscos no trabalho?

Tempo de Leitura: 4 minutos

riscos ambientais prevenção acidente trabalho

Os riscos estão presentes em todos os lugares, seja em casa ou no trabalho, existem diversos perigos que podem causar acidentes. Estar atento aos pequenos detalhes e saber identificar o agente ambiental é fundamental para a prevenção e o combate aos riscos no dia a dia de trabalho.

No mundo hoje, existem diferentes tipos de profissão, de ambientes de trabalho e claro, de riscos que podem ameaçar a saúde e integridade física do trabalhador. Mas, com uma infinidade de fatores que podem causar um acidente de trabalho, como você pode proteger os colaboradores?

Planejamento, desvios e acidentes de trabalho

Sabemos que o planejamento é essencial para qualquer tipo de projeto ou ação das empresas. Na segurança do trabalho, não é diferente. É preciso de uma gestão eficiente para suprir todas as necessidades para proteger os trabalhadores, promover a saúde e segurança do trabalho e garantir um ambiente laboral seguro dos riscos ambientais.

Muitas vezes, o nosso planejamento não ocorre como o esperado ou acontecem situações imprevistas que podem prejudicar os colaboradores. Mas, como agir nessas situações? Bom, para todo planejamento, deve existir uma gestão de riscos ou de desvios. O desvio é toda situação fora dos padrões de segurança, que tenha um potencial de desencadear eventos indesejáveis, ou seja, causar um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional. Por isso, o monitoramento e supervisionamento é extremamente importante. O papel do Técnico em Segurança do Trabalho ou do Engenheiro de Segurança é fundamental para gerenciar os riscos, controlar os agentes ambientais e adotar as medidas de proteção adequada para todos os imprevistos!

Se você é um profissional da segurança do trabalho ou exerce alguma função na empresa que apresente riscos durante a jornada de trabalho, já deve ter observado alguns QUASE acidentes, não é mesmo? É neste momento que o gestor deve entrar em cena e controlar a situação para que o quase acidente, não vire um acidente ou um acidente fatal. É nesta hora que o desvio acontece! Pois, mesmo que a avaliação de risco, o mapa de risco e o PPRA tenham sido realizados, é preciso monitorar e contar com os imprevistos durante as atividades profissionais. Às vezes a falta da supervisão das ferramentas, equipamentos ou máquinas utilizadas nas atividades, podem gerar riscos aos trabalhadores. Isto porque, os materiais podem se danificar com o tempo, as más condições de uso prejudicam a funcionalidade, causando uma insegurança para exercer a atividade. Outro fator importante é a inspeção de segurança, onde é possível verificar como está sendo realizada as atividades e observar o comportamento.

Como acontece os acidentes na prática

Vamos supor um cenário. O trabalhador está exercendo a sua tarefa e quando menos espera a ferramenta ou a máquina apresenta um problema. Aparentemente, nada demais ocorreu. Nenhum acidente, apenas um comportamento de risco ou um desvio.

Em outra situação, a mesma máquina ou ferramenta, apresenta o mesmo problema, porém, desta vez, causando um quase acidente. Você sabe quando aquele objeto cai no seu pé, dói, mas, não dói tanto? Então, este é o quase acidente. Você poderia quebrar o seu pé, mas, você teve sorte!

Na última situação, a mesma ferramenta ou máquina apresentou o mesmo problema. E o que aconteceu? Desta vez, sem sorte e o trabalhador sofreu um acidente. Podendo ser:

  • Acidente fatal ou grave
  • Acidente com afastamento
  • Acidente sem afastamento

Qual é a melhor estratégia para previsão de riscos?

A resposta é: A pirâmide de desvios ou a prevenção de riscos. Em 1950, Frank Bird, desenvolveu um programa de controle de danos. Já nos 90, uma empresa americana aprimorou o nível e criou um novo conceito, a prevenção de riscos. Ela apresenta a proporção dos acidentes, quase acidentes e desvios. Assim, é possível o profissional da segurança do trabalho analisar como foi dado determinado acidente e como ele pode controlar ou eliminar os riscos! Na pirâmide é possível verificar a quantidade de desvios ocorridos

A pirâmide mostra que a proporção de cada um segue uma lógica estatística, como você pode verificar no exemplo abaixo.

E o objetivo da pirâmide de desvios?

A objetivo da prevenção é controlar o risco de acordo as estatísticas já comprovadas. Mas, você deve estar se perguntando: Como vou utilizar esses dados na minha empresa? Simples! Para prevenir os acidentes é recomendado que os desvios tratados sejam o mesmo número de trabalhadores envolvidos no ambiente laboral. Isto porque, se todos os colaboradores relatar os desvios ou os comportamentos de riscos para a empresa, será possível tratar esses desvios e solucionando o problema pela raiz do problema. Assim, é possível evitar os acidentes de trabalho, reduzir os números de desvios para diminuir os registros de acidentes no topo da pirâmide da sua empresa, garantindo a proteção de todos.

Para evitar os acidentes, a colaboração tem que ser de todos. Desde o trabalhador envolvido diretamente com o risco até a parte administrativa da empresa. Quando mais colaboração, conhecimento e informação, menos acidentes de trabalho. A prevenção dos riscos só é possível com o registro. Por isso, registre tudo! Desde a identificação do desvio até o mesmo ser solucionado, registre! Os dados são muito importantes para a prevenção de riscos e através deles, é possível proporcionar um ambiente de trabalho seguro para exercer todas as tarefas profissionais. Por isso, a gestão de segurança do trabalho deve ser respeitada. Afinal, estamos lidando com vidas! Proteger a saúde e evitar acidentes é o nosso dever.

Respeitar o planejamento, os programas de prevenção, a utilização dos EPIs e cumprir as normas de segurança são a diferença para mudarmos a realidade do nosso país e dos números de acidentes de trabalho. A prática da segurança do trabalho é diária e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual adequados deve ser responsabilidade de todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima