Blog   Segurança do Trabalho   09 de abril de 2019

10 Dicas (e uma extra) para a Prevenção de Acidentes

Tempo de Leitura: 6 minutos
 prevenção de acidentes

O Brasil é o quarto país onde mais acontecem acidentes de trabalho no mundo. Diante de um cenário como este, torna-se imprescindível reforçar a conscientização quanto à Prevenção de Acidentes.

Aqui, um trabalhador morre a cada 3h48 minutos e um acidente ocorre a cada 48 segundos. Imprevistos que poderiam ter sido evitados, em sua grande maioria, se houvesse uma cultura maior pela segurança.

No artigo de hoje, vamos ver 10 dicas (e uma extra) para a Prevenção de Acidentes no local de trabalho. Mas antes, vamos entender um pouco melhor o quanto isso é importante.

Dados sobre Acidentes do Trabalho no Brasil

Os números são alarmantes. Para você ter uma ideia, dentro do intervalo de tempo de 10 anos (2007-2017) foram 1.324.752 registros divididos entre Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.

Dentre os Acidentes, 703.193 foram considerados graves; 466.137 referentes às atividades com exposição a material biológico; e 50.841 referentes à exposição a substâncias químicas (intoxicações exógenas).

Quanto às doenças ocupacionais, 77.732 dos casos configuram Lesões por Esforços Repetitivos (LER/Dort); 8.607 registros são referentes à transtornos mentais e, perdas auditivas, configuram em 6.645 dos casos.

Além disso também vemos 6.554 casos de dermatose ocupacional; 3.810 registros de pneumoconiose (problema nos pulmões relativo à inalação de poeiras); e 1.233 casos de câncer ocupacional.

Entre todos estes infortúnios, um se destacou com um aumento mais do que o esperado em relação ao último período: os números de câncer tiveram um aumento de 3.800%.

Claro que, em determinados casos, a genética humana se predispõe a alguma enfermidade. Porém, sabemos que a Prevenção de Acidentes poderia ter evitado muitos dos casos que vimos acima.

10 Dicas para Prevenção de Acidentes

Como vimos nos dados anteriores, os motivos para investir em Prevenção de Acidentes no Brasil são muitos. Precisamos diminuir a média anual brasileira que bate os 700 mil acidentes.

Para isso, toda informação se faz bem-vinda.

Além do problema evidente quanto à segurança e a saúde dos trabalhadores (que também impacta diretamente suas famílias), esses números implicam em gastos imensos para as empresas brasileiras.

São diversas multas, indenizações, tratamentos médicos, taxas, sem contar no possível afastamento de um excelente funcionário por causa de um acidente que pode ter ocorrido por descuido.

Vamos ver abaixo as 10 dicas para a Prevenção de Acidentes no ambiente da sua empresa, para a proteção de todos os trabalhadores. Não saia deste artigo antes de ler a Dica Extra!

1) Realize treinamentos periódicos

É importante que você mantenha os seus funcionários atualizados, com os conhecimentos sempre em dia não só sobre as legislações, como também sobre o ambiente de trabalho que você oferece.

Com o passar do tempo as ideias vão sendo esquecidas, e por isso a importância de que esses treinamentos sejam feitos periodicamente. A SIPAT, por exemplo, é excelente para a prevenção de acidentes, porém é realizada somente uma vez por ano.

Quem sabe realizar treinamentos parecidos com a SIPAT de forma mais frequente? Temos certeza de que o resultado dessa prática simples tende a ser engrandecedor para a Prevenção de Acidentes.

2) Evite as distrações no ambiente

Todo trabalho deve ser feito com atenção, ainda mais aqueles que envolvem riscos para o trabalhador. É importante que o ambiente de trabalho estimule a produtividade e o foco nas operações.

Evite todos os tipos de distrações que possam atrapalhar o andamento do trabalho da sua equipe. O foco à atividade profissional pode auxiliar à prevenção de acidentes que acontecem por falta de atenção.

Você estará estimulando, também, a alta produtividade e a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

3) Oriente seus funcionários sobre os riscos

Ao chegar na empresa, os funcionários devem ser orientados por alguém. É imprescindível que a pessoa responsável, seja você ou algum colega, tenha conhecimento total de todos os riscos a qual o trabalhador estará exposto.

O profissional deverá ter conhecimento de cada um deles, não apenas por motivos judiciais, como também para contribuir pela prevenção de acidentes. Você só pode se precaver de um risco se souber da existência do mesmo.

Uma boa orientação com constantes atualizações é o ideal para manter uma equipe profissional alerta sobre agentes a que está exposta.

4) Não estimule a imprudência

Muitos acidentes ocorrem por imprudência, onde o colaborador pensa em resolver alguma situação independente do risco que ela oferece. Isso acaba piorando ainda mais a situação.

A saúde e a segurança do trabalhador devem estar em primeiro lugar, e é você que deve orientar a sua equipe sobre isto. Onde houver perigo iminente, o melhor é se afastar e tomar as providências de acordo com a sua segurança.

Ser prudente é ser responsável, e ser responsável é colaborar com a prevenção de acidentes.

5) Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Um ambiente de trabalho sujo ou desorganizado pode ser motivo de acidentes. Os EPIs fazem o papel de barreira contra do risco, mas não evitam um tropeço ou um escorregão.

Mantenha a área profissional limpa e organizada, sem cargas interrompendo passagens, ferramentas largadas ou produtos vazando no chão. Isso pode custar caro para você e para a saúde dos seus funcionários.

Se for preciso, crie algumas regras de boa convivência juntamente com a sua equipe para que a manutenção do ambiente para a prevenção de acidentes seja um dever de todos.

6) Exija o comprometimento com o EPI

Você tem a responsabilidade não só de fornecer, como de orientar sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual, bem como as melhores práticas de manuseio e como devem ser guardados.

Verifique se estão sendo utilizados da maneira correta, lembre-se que cabe aos gestores, coordenadores e técnicos da segurança do trabalho orientar sobre cada equipamento que é destinado para cada atividade diferente.

Os treinamentos periódicos, como recomendamos no item número um, podem ser um estimulante para que o uso do EPI seja visto como uma prática comum e imprescindível para a realização da atividade profissional.

7) Mantenha as suas equipes unidas e em sintonia

A prevenção de acidentes é responsabilidade de todos. Uma equipe onde os trabalhadores cuidam uns dos outros é uma equipe que colabora ainda mais para a diminuição dos acidentes do trabalho.

É fundamental que todos troquem informações, auxílios e orientações, e para que isso ocorra é preciso que a equipe esteja alinhada, unida e em harmonia pelo bem da Segurança do Trabalho.

A prevenção de acidentes deve se tornar uma verdadeira cultura na sua empresa. Promova atividades para o entrosamento da equipe.

8) Aproxime a relação CIPA x Trabalhadores

A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e, como o nome já diz, possui diversas atribuições relacionadas à Segurança do Trabalho – desde a identificação de riscos até a promoção da SIPAT.

É muito importante que os trabalhadores tenham uma relação próxima com essa comissão, já que serão avaliados e orientados sobre todas as regras para a prevenção de acidentes naquele ambiente de trabalho.

9) Máquinas e Ferramentas merecem atenção especial

É muito importante que você tenha atenção quanto às condições das ferramentas e máquinas que coloca à disposição dos funcionários. Realize as devidas manutenções e revisões para se assegurar de que está tudo direitinho.

Acidentes causados por um maquinário inadequado ou ferramentas em más condições são muito comuns entre os números alarmantes que vimos no começo desta leitura. É dever da empresa fornecer os equipamentos ideais para cada atividade.

10) Siga corretamente as Normas Regulamentadoras

As Normas Regulamentadoras estão aí para auxiliar a Prevenção de Acidentes. Se todas as empresas e todos os colaboradores seguissem cada item proposto, os registros de acidentes trabalhistas seriam inferiores.

Inclusive é válido lembrar que, segundo a NR 1, o empregador tem que ”Cumprir e Fazer Cumprir” mas, para a Segurança do Trabalho funcionar de verdade, é preciso que ambas as partes trabalhem em equipe e com o mesmo objetivo em comum, que é garantir a saúde e segurança de todos.

Oriente o quadro de colaboradores da empresa sobre cada uma das normas que devem seguir. A informação é igualmente importante para a prevenção, nós sempre falamos isso nas nossas publicações, lembra?

[DICA EXTRA] para a Prevenção de Acidentes

Se pudermos deixar uma última dica, seria: tenha fornecedores de confiança. Não adianta você fazer tudo certinho na sua empresa, e acabar adquirindo equipamentos e/ou produtos de má qualidade por falta de instrução ou por recomendações duvidosas.

Conte sempre com a Prometal EPIs nestes momentos. Aqui você encontra profissionais que estão prontos para oferecer a você uma verdadeira experiência em Prevenção de Acidentes.

Veja aqui 11 motivos pelos quais você deve escolher a nossa loja para ser o seu parceiro.

Cooperar para a Prevenção de Acidentes é um dever de todos

Vamos juntos contribuir para um mundo com mais Segurança para os Trabalhadores!

Grátis: baixe agora a Ficha de EPI e otimize a gestão dos equipamentos da sua empresa

Registre-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments


    Faça parte da nossa rede de contatos

    Estamos sempre em busca de novidades sobre equipamentos de segurança. Cadastre-se para recebê-las em seu e-mail.