Diariamente, os trabalhadores estão expostos a riscos para a sua saúde durante as atividades profissionais. Estar utilizando os equipamentos de proteção adequados e corretamente é de extrema importância para evitar acidentes de trabalho.
O que é Vestimenta de Proteção?
A vestimenta de proteção para o corpo é um EPI que protege contra riscos específicos e deve ter CA emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A NR 10 determina a obrigatoriedade da vestimenta para proteção de todo o corpo contra arco elétrico. Porém, existem outros tipos de vestimentas profissionais para cada atividade e diversos perigos existentes no ambiente de trabalho, como:
- Calor condutivo: encontrado em diversos ambientes de trabalho. Por exemplo: Cozinha Industrial, Solda, Manuseio de peças quentes, fornos de laboratórios e etc.
- Calor proveniente de arco elétrico: presente no trabalho do eletricista.
- Hidrojato ou hidrocorte
- Respingos de substância químicas: muito comum em laboratórios de química.
Cada vestimenta de proteção irá proteger contra riscos de origem térmica, mecânica, química, radioativa, meteorológica e umidade.
Conheça algumas vestimentas de proteção:
- Proteção Química
- Proteção a Solda
- Proteção Térmica
- Risco Elétrico
Vestimenta de proteção x Uniformes Profissionais
A diferença entre os dois está no C.A. A vestimenta profissional possui o certificado de aprovação e tem como objetivo proteger o trabalhador contra riscos no ambiente de trabalho. Já o uniforme profissional não é considerado EPI. Porque tem como finalidade apenas como um vestuário de padronização para o trabalho e não garante a segurança dos funcionários de possíveis acidentes de trabalho ou exposição a agentes nocivos.