O uso de EPI na aviação é de extrema importância para todos que atuam nesta área. No entanto, ainda surge como uma dúvida geral para estudantes, passageiros e até mesmo para os curiosos que querem saber mais sobre equipamentos de segurança.
Pensando nisso, é importante destacar quais são os equipamentos indicados para esses profissionais e até mesmo qual o objetivo geral de cada um deles.
Afinal, o cuidado é sempre a melhor forma de prevenir qualquer acidente e ainda garantir que todos se sintam seguros e tranquilos enquanto estão indo em direção ao seu destino.
Então se você tem dúvidas quanto ao EPI na Aviação, fique de olho neste artigo e tenha uma boa leitura!
EPI na Aviação – Cada parte possui riscos diferentes
Primeiramente, é importante destacar que cada um dos profissionais envolvidos na aviação está sujeito a riscos diferentes. Como resultado, também existem diferentes equipamentos de proteção individual considerados como essenciais.
Portanto, pouco sentido faz explorar os itens gerais de proteção, já que eles podem servir para um determinado público, mas não para outro. Ao mesmo tempo, existem diferenças gritantes entre os equipamentos dos profissionais que atuam em voos comerciais e aqueles da aviação civil, por exemplo.
Neste último, os profissionais estão preparados com munição para controle de outros tipos de riscos, o que significa um amplo cuidado em relação a fogo e projéteis, por exemplo.
Por este motivo, vamos dividir esse post em pequenas categorias, para você entender melhor quais os EPIs na Aviação que são indispensáveis para os principais profissionais de voo.
EPI na Aviação Civil
Na aviação civil, a Anac considera que os pilotos e demais passageiros, que também são profissionais e não pessoas comuns, estão sujeitos a uma série de riscos e possíveis conflitos.
Portanto, estipula que entre os itens básicos de proteção estão:
- Protetor auditivo;
- Óculos de Proteção;
- Luvas especiais;
- Capacetes de Segurança;
- Dispositivo para corte de emergência das cordas;
- Botinas de Segurança;
- Macacão de voo ou traje similar que seja resistente a chama, entre outros.
O Dispositivo para corte de emergência das cordas não é considerado EPI, mas ainda assim é considerado um item importante e obrigatório.
Além disso, os atiradores devem fazer uso coletores para as cápsulas de munição ou sistema que impeça que as cápsulas causem algum dano aos profissionais e a aeronave.
Por fim, vale destacar que esse tipo de voo deve ser coordenado de maneira antecipada. Em outras palavras, todos os que estão dentro da aeronave devem saber um esquema de como será a viagem e o que será feito.
Principalmente em casos de tripulantes sob algum tipo de proteção, é essencial garantir que essas pessoas também estejam protegidas e prontas para qualquer tipo de evento.
Equipamentos de assistência do avião
Saindo do cenário da aviação civil e partindo para voos comuns, como os comerciais, é preciso conhecer alguns equipamentos básicos de proteção do próprio avião.
Tais itens têm como objetivo garantir a integridade da aeronave como um todo, o que acaba por proteger seus tripulantes e frequentadores também. Nesse sentido, caracterizam-se como equipamentos essenciais os seguintes:
- Cone de sinalização;
- Calço de avião comercial;
- Carro de transporte;
- Dolly, que é um veículo de transporte;
- Escada rebocada;
- Extintores;
- Trailer;
- Geradores e outros.
Acessórios essenciais para os pilotos de voos comerciais
Os acessórios de voos comerciais usados pelos pilotos são de extrema importância para garantir uma viagem segura e tranquila. Vale destacar ainda que todos os voos são feitos com um piloto e um copiloto, que fornece todo o apoio.
Com isso, reduzem os riscos de acidentes aéreos. Neste cenário, existem quatro itens indispensáveis para a segurança desses profissionais e de todos que estão no voo.
São eles:
Computador de voo
O computador de voo é o companheiro dos pilotos, sendo que existem os modelos mais tradicionais bem como os mais tecnológicos. Basicamente, o aparelho funciona como o cérebro de navegação, realizando cálculos e analisando ventos, altura e muitos outros fatores.
Régua de navegação:
A régua de navegação possui uma grande elasticidade, sendo desenvolvida para funcionar em escalas de quilômetros ou milhas náuticas. Desse modo, o equipamento de proteção permite que o piloto e copiloto analisem e façam uma medição segura da carta de voo.
GPS
Considerando o espaço no qual os aviões “andam”, o GPS não poderia faltar nesta lista. Assim, o equipamento é definido como uma ferramenta auxiliar para ser utilizado durante todo o voo. Desse modo, é possível saber exatamente qual a posição do avião e outros dados importantes para a viagem.
Fones de ouvido
Os fones de ouvido ou headsets é um produto indispensável para os pilotos, já que garantem a proteção dos ouvidos e mantém a comunicação aberta. Vale destacar que esses fones são diferentes dos abafadores de ruídos, utilizados em outras ocasiões.
Os abafadores de ruídos são considerados um EPI, mas não são utilizados neste caso.
O que diz a ANAC sobre o EPI na Aviação?
Segundo o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil, Rbac Nº 90 Emenda Nº 00, a Unidades Aéreas Públicas (UAP) é a responsável por estabelecer toda a política tanto de uso, quanto de Inspeção dos EPI na Aviação.
Além disso, deverá estabelecer os procedimentos e a política de identificação e/ou descarte dos EPI considerados impróprios ou inadequados. Neste caso, deverá constatar que as condições mínimas de proteção e de segurança dos referidos equipamentos encontram-se comprometidas.
Cada órgão público deverá se responsabilizar por fornecer os EPIs para cada piloto (piloto em comando e piloto segundo em comando), sendo estes os principais equipamentos necessários:
- macacão de voo ou traje completo em fibra resistente à chama;
- calçados especiais;
- protetor auditivo;
- capacetes de voo antichoque, conforme aplicável;
- luvas resistentes à chama, conforme aplicável; e
- outros equipamentos de proteção a critério da UAP.
Lembrando sempre que a UAP poderá estabelecer o uso de EPIs complementares quando necessário, a fim de manter a manutenção da segurança e saúde dos envolvidos.
O uso de Capacete Antichoque de Voo é facultativo, bem como as luvas – exceto quando em operações aéreas de combate a incêndios.
Operações de Helicóptero
Profissionais que atuam em helicopteros também devem fazer uso do EPI na Aviação para que possam trabalhar em segurança e amenizar os riscos de cada situação.
Os EPIs também deverão ser fornecidos pelo órgão público referido ou empregador e deverá incluir:
- mosquetão;
- assento de amarração/cinto de segurança (“cadeirinha”);
- equipamento para cortar o cinto de segurança em emergência (ex. “faca operacional”);
- corda ou fita de ancoragem; e
- outros equipamentos de proteção a critério da UAP ou conforme previsão legal específica.
TASA (Transporte Aéreo, Suprimento e Serviços Especiais de Aviação)
Funcionários da TASA (Transporte Aéreo, Suprimento e Serviços Especiais de Aviação) também deverão receber EPIs referentes às suas atividades. Entre eles, estão:
- protetor auditivo;
- dispositivo de proteção ocular; e
- outros equipamentos de proteção a critério da UAP ou conforme previsão legal específica.
Vale lembrar que é de responsabilidade de cada membro da tripulação o uso correto dos EPI na Aviação listados neste artigo, observando, ainda, os seguintes procedimentos:
- as vestimentas e equipamentos mínimos de segurança individual deverão ser utilizados durante a jornada de trabalho;
- o macacão de voo deverá ser utilizado com mangas estendidas;
- é vedado o uso de roupas de nylon, independentemente de constituir o traje interno ou externo; e
- as luvas devem permitir a utilização dos comandos, equipamentos da aeronave e liberação dos cintos e dispositivos de amarração dos tripulantes sem prejuízo à segurança.
Outros cuidados
Indo um pouco além dos EPI na Aviação, existem ainda outros cuidados básicos que devem ser tomados para evitar acidentes aéreos.
Fumo a bordo:
Fumar a bordo do avião é totalmente proibido, independentemente da extensão do voo. A regra é válida para as cabines ou lavatórios, sendo que também é proibido tentar burlar os detectores de fumaça.
Tal ação é crime previsto no Código Penal, artigo 261.
Aparelhos eletrônicos:
O uso dos aparelhos eletrônicos varia de acordo com cada companhia, a partir da autorização prévia da ANAC. Geralmente, as regras gerais incluem desligar o aparelho na decolagem e pouco, mas liberação do uso durante o voo.
Imprevistos:
Existem possíveis imprevistos que podem acontecer durante um voo, como turbulências, chuvas fortes, arremeter, tempestades e outros. Nestes casos, é essencial manter a calma, já que os aviões são preparados para lidar com tais condições. Na dúvida, siga as orientações das aeromoças e comissários de bordo.
Urgências médicas:
Em casos de urgências médicas durante o voo, é essencial comunicar a equipe de bordo, para que as medidas de segurança sejam tomadas rapidamente. Geralmente, a equipe comunica os pilotos e, a partir da gravidade, é possível que aconteça um pouso de emergência ou que avisem a unidade de saúde do local de pouso.
Ou seja, eles estarão preparados para receber a emergência. Vale destacar ainda que a equipe de bordo aprende sobre primeiros socorros, para lidar com diversas situações.
EPI na aviação – O que mudou com a pandemia?
A partir do início de 2021, muitos negócios voltaram a abrir e outros a fechar as portas, mas os voos começaram a ganhar um pouco mais de espaço. Afinal, grande parte das companhias aéreas haviam suspendido totalmente qualquer tipo de viagem, seja nacional ou internacional.
Com isso, surge a dúvida de como estão as coisas agora, considerando a exigência no uso de máscaras, distanciamento e até redução do fluxo de pessoas dentro dos aeroportos.
Sendo assim, além de todos os equipamentos que já eram utilizados nos voos comuns, agora, todos precisam fazer uso das máscaras durante a viagem.
Logo, foram cortados os lanches durante o voo, como uma tentativa de evitar o contágio. Aeromoças também passaram por um novo tipo de treinamento e, algumas companhias, estão trabalhando com o uso de trajes específicos, como macacões.
Enfim, existem algumas dicas a serem seguidas para este momento da história, sendo elas:
- Uso contínuo das máscaras;
- Distanciamento de dois metros nos aeroportos;
- Toda a área de embarque e movimentação de passageiros deve passar por desinfecção;
- Aumento as vendas de passagens online ou em guichês virtuais;
- Suspensão dos serviços de bordo em voos nacionais;
- Renovação constante do ar das cabines;
- Maior organização no processo de embarque e demais filas;
- Bloqueio de lojas e praças de alimentação dentro dos aeroportos;
- Desenvolvimento de campanhas de conscientização, entre outros.
Importante
Para voos internacionais ou quando se faz necessário o serviço de bordo, é recomendável apenas os alimentos postos em embalagens individuais. Além disso, essas embalagens são ser limpas antes de serem entregues aos passageiros.
Prática X Teoria
Enfim, é importante destacar que em relação ao problema atual, da pandemia, diversas queixas e denúncias vêm sendo feitas em relação aos cuidados das companhias aéreas.
Isso porque, diversos passageiros notaram que as regras de EPI na aviação não vinham sendo cumpridas, como:
- Uso de máscaras durante o voo todo;
- Redução de passageiros por avião;
- Organização nas filas de embarque;
- Aglomerações nos aeroportos, etc.
Portanto, ainda é um desafio fazer com que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos. Depois desse post sobre EPI na aviação e demais temas relacionados ao assunto, tenho certeza de que você pode tirar suas dúvidas!
Mas se ficou alguma questão, deixe seu comentário!
Grande abraço e até o próximo post!